Joaquim Alessi
Levantamento objetiva definir o perfil do turista da cidade para auxiliar na formulação de políticas públicas voltadas ao setor
Santo André recebe anualmente, em primeiro lugar, cerca de 550 mil turistas.
Para detalhar o perfil deste visitante e assim poder definir ações e políticas públicas para o desenvolvimento do turismo, a Prefeitura de Santo André promoveu, portanto, novo Estudo de Demanda Turística.
A primeira versão foi realizada, acima de tudo, em 2020.
O levantamento foi feito pela Strong Business School, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego.
Foi divulgado, em conclusão, nesta quarta-feira (1º.03), durante reunião do Conselho Municipal de Turismo.
Panorama geral
“Esse estudo é importante para que possamos identificar e conhecer cada vez mais o perfil do turista da nossa cidade, seja o turista de outras cidades do ABCD, de outros Estados e até mesmo de outros países. A pesquisa ajuda a entender quanto tempo este turista fica na cidade, onde se hospeda, quanto consome, quais os pontos que mais gostou, por exemplo”, diz, em resumo, o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.
Banzato acrescentou que o objetivo é atrair cada vez mais turistas, movimentando vários segmentos, como a rede hoteleira, locação de veículos, bares, restaurantes e eventos.
“Queremos atrair investimentos para gerar emprego e renda”, acrescenta, além disso.
Para a realização do estudo, que aconteceu com a supervisão, execução e apoio técnico da faculdade Strong Business School, foram aplicados 442 questionários nos principais atrativos turísticos da cidade como a Vila de Paranapiacaba, Sabina Escola Parque do Conhecimento, Santuário Nacional de Umbanda, além da rede hoteleira.
O período de aplicação foi, acima de tudo, entre maio e novembro de 2022.
“Este estudo é muito importante, porque vai nos dar subsídios para desenvolver ações que tornem Paranapiacaba um destino ainda melhor, com mais atrativos para os visitantes que visitam a Vila”, afirma, em suma, o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.
Resultados
A pesquisa identificou visitantes de 100 cidades do Brasil, vindos de 17 estados.
O Estado de São Paulo foi a origem de 83,8% do total de visitantes que responderam o questionário.
Também foram identificados visitantes vindos da Argentina, do Japão e da Suíça.
Os visitantes com nível superior completo foram a maioria, ou seja, 42% dos entrevistados para o estudo.
Visitantes com ensino médio completo representaram 25,8% da amostra. Com relação à ocupação, a pesquisa apontou que quase a metade dos visitantes é assalariada (47,5%) e 18,8% é autônoma.
Família
Pessoas que visitam a cidade com a família são a maioria, segundo o levantamento.
Este público é responsável por 31,7% da amostra. Casais são 19% dos visitantes e 15,8% viajam sozinhos.
O estudo apontou ainda que a grande maioria visita a cidade por um período de permanência de um dia (67,6%).
Apenas 8,6% passam uma pernoite na cidade, e o restante está distribuído entre períodos de três dias a um ano.
Os hotéis da cidade foram responsáveis por acolher 82,8% destes visitantes que permaneceram mais de um dia em Santo André.
Lazer
Atividades de lazer e para descanso foram a principal motivação para as visitas, atraindo 42,3% dos turistas.
Em segundo lugar, ficou o turismo de negócios, responsável por 19,5% dos visitantes entrevistados. Já turismo religioso atraiu 10,2% dos turistas.
Quando questionados sobre como conheceram a cidade, a grande maioria (49,9%) dos entrevistados afirmou que já conhecia Santo André e 31% receberam indicação de amigos ou parentes.
O trabalho foi o motivo para 13,9% dos turistas visitarem a cidade.
O levantamento apontou, ainda, que 26,2% dos visitantes gasta entre R$ 50 e R$ 100, valores que condizem com o período de permanência de um dia na cidade.
Gastos entre R$ 101 e R$ 250 são realizados por 25,2% dos visitantes e 14,5 % gastam até R$ 50. No outro extremo, 11% gasta mais do que R$ 1,5 mil.
Os restaurantes são os serviços mais utilizados pelos visitantes, apontados por 34,4% dos entrevistados.
Bares e casas noturnas foram citados por 17,2% dos turistas e 8% realizou gastos com presentes e lembranças.
Do total de entrevistados, 24,5% já haviam visitado a Vila de Paranapiacaba.
Os shopping centers da cidade foram, da mesma forma, citados por 18,5% dos visitantes.
Os bares, restaurantes e a vida noturna de Santo André, por 14,8% dos visitantes.
Vila de Paranapiacaba
Paranapiacaba recebeu, da mesma forma, uma análise específica no Estudo de Demanda Turística.
Ele pode ser conferido, em conclusão, juntamente com a íntegra do estudo no endereço: https://www3.santoandre.sp.gov.br/turismosantoandre/estudo-de-demanda-turistica/