Defesa Civil estadual alerta para ventos fortes e veranico em São Paulo

In ABCD, Cidades On
- Updated
Esse cenário pode provocar queda de árvores e galhos, destelhamento de construções, danos à rede elétrica e até dispersão de focos de incêndio em áreas de vegetação. Foto: Pablo Jacob/Divulgação

Dois fenômenos consecutivos exigem atenção redobrada: rajadas intensas entre terça e quarta e, na sequência, período de calor atípico com risco de queimadas

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta, em primeiro lugar, para dois fenômenos meteorológicos que vão atingir o território paulista nesta semana.

Entre terça-feira (19) e quarta-feira (20), a formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil deve intensificar, acima de tudo, os ventos em todas as regiões do Estado, com rajadas de intensidade forte a muito forte.

Esse cenário pode provocar, por exemplo queda de árvores e galhos, destelhamento de construções, danos à rede elétrica e até dispersão de focos de incêndio em áreas de vegetação.

No litoral, há previsão, da mesma forma, de forte agitação marítima, com riscos para embarcações e possíveis danos em estruturas próximas às praias.

A Defesa Civil orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores. e mantenha distância de cabos elétricos rompidos.

Além disso, redobre a atenção em áreas abertas e rodovias.

Chegada do veranico

Logo após a passagem do ciclone, o Estado deve enfrentar outro fenômeno que exige cuidado: o veranico.

A partir de quarta-feira (20), uma massa de ar seco associada a um bloqueio atmosférico favorecerá dias de calor intenso e baixa umidade.

O fenômeno, que pode durar de três a cinco dias, deve elevar as temperaturas a níveis próximos aos do verão, com máximas de 33°C em Bauru, 37°C em São José do Rio Preto e 31°C na Capital, cerca de 5°C acima da média para o período.

Reunião da Operação SP Fogo definiu ações de prevenção e resposta

Nesta segunda-feira (18), os órgãos integrantes da Operação SP Sem Fogo reuniram-se para tratar das ações de prevenção e resposta para esta semana em razão do aumento dos riscos gerados pelos ventos forte e veranico.

Além do coronel PM Henguel Ricardo Pereira, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, participaram da reunião a Secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, diretores da Defesa Civil do Estado, representantes de todo o sistema municipal de Defesa Civil, Secretaria de Agricultura, agências reguladoras de serviços públicos, Corpo de Bombeiros, concessionárias de energia e membros do setor produtivo sucroenergético.

O encontro teve como objetivo planejar ações preventivas diante das condições meteorológicas.

Também reforçou que todo o sistema estará de prontidão para atender à população.

A combinação de calor e ar seco aumenta significativamente o risco de queimadas.

A Defesa Civil reforça a importância de não utilizar fogo para limpeza de terrenos.

Da mesma forma, não queimar lixo e evitar o descarte de bitucas de cigarro às margens de rodovias.

Em caso de incêndio, a recomendação, em conclusão, é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo 193, ou a Defesa Civil, pelo 199.

You may also read!

Mulheres dedicam mais de mil horas por ano ao trabalho doméstico não remunerado

Pesquisa da PUCPR revela, em primeiro lugar, impacto socioeconômico do trabalho de cuidado familiar realizado por mulheres brasileiras Estudo foi conduzido por

Read More...

Cidades da Grande São Paulo já podem se inscrever nos editais de Difusão Cultural

Novo lote de editais soma, acima de tudo, mais de R$ 28 milhões em investimentos e novas chamadas serão

Read More...

Especialista em fisioterapia esportiva do ABCD explica lesão que tirou Rodrygo da Copa

Fisioterapeutas esclarece, em suma, o que significam os rompimentos do ligamento cruzado anterior e do menisco lateral do jogador

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu