Defesa Civil alerta para possibilidade de chuva forte em São Paulo nesta sexta (14)

In ABCD, Cidades On
- Updated
Municípios da faixa leste do estado devem registrar maior intensidade de chuvas. Foto: Governo de SP

Passagem de frente fria em alto mar traz, acima de tudo, risco de chuvas generalizadas; no domingo, o estado volta a registrar altas temperaturas

A passagem de uma frente fria pela costa de São Paulo aumenta, acima de tudo, o risco para chuvas intensas nesta sexta-feira (14.02).

Segundo os meteorologistas da Defesa Civil do Estado de São Paulo, as chuvas serão generalizadas por todo o Estado, mas terão maior intensidade nos municípios da faixa leste (o que inclui a Grande São Paulo, Litoral e Vale do Paraíba), além das regiões de Campinas e Sorocaba.

Já no Vale do Ribeira as condições são, além disso, de chuva mais intensa e volumosa.

LEIA TAMBÉM: Alertas da Defesa Civil: entenda os tipos de aviso durante o período de chuvas

Este cenário irá persistir até sábado (15), pois a frente fria também deve canalizar a umidade da Amazônia em direção ao estado de São Paulo. Essa frente fria, no entanto, não terá força suficiente para reduzir drasticamente as temperaturas, principalmente no interior paulista. Com isso, a sensação de calor continuará. Somente na faixa leste haverá ligeira redução das temperaturas máximas, em razão de uma maior presença de nebulosidade.

No domingo (16) o risco para chuvas diminui e São Paulo volta a registrar altas temperaturas em todas as regiões do estado.

Lembrando que, nesta quinta-feira (13), permanecem as condições para as pancadas de chuva típicas de verão em razão das altas temperaturas, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento, queda de raios e granizo. Essa chuva deve acontecer de forma isolada, mas pode ocorrer com até forte intensidade.

Recomendações da Defesa Civil

Durante as chuvas intensas a população não deve se arriscar atravessando ruas alagadas. Um adulto pode ser arrastado com a água na altura do tornozelo. Já um veículo pode ser arrastado com a água encobrindo suas rodas.

Outra medida de prevenção é evitar ficar próximo de árvores e estruturas metálicas frágeis. Além de poderem cair, elas atraem raios.

Em caso de recebimento do alerta da Defesa Civil, as pessoas devem evitar se expor em locais sujeitos a alagamentos e procurar permanecer em um local seguro até o fim do temporal.

SP Sempre Alerta

O Governo de São Paulo mantém a campanha SP Sempre Alerta para coordenar as questões climáticas no estado. Desde o dia 1 de dezembro, as ações estão voltadas para a Operação Chuvas, que se estende até 31 de março. Durante este período, todo o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil permanece em prontidão. Os agentes realizam ações preventivas, como o monitoramento climatológico 24 horas, emitem alertas e realizam vistorias de campo.

Durante toda a operação é realizada a campanha de prevenção, com veiculação de materiais educativos em tv, rádio, outdoor, distribuição de panfletos e fixação de faixas orientativas, com objetivo de despertar mudança de mentalidade na população e prevenir à exposição ao risco, como por exemplo não atravessar áreas alagadas e buscar locais seguros durante os temporais.

You may also read!

Ribeirão Pires apresenta proposta de ciclo formativo aos diretores da rede de ensino

Dando sequência ao trabalho já realizado, nesta quinta-feira (13), acontece a apresentação oficial da Política Nacional de Equidade, Educação

Read More...

Morre o ex-vereador Carlão Nogueira, de Ribeirão Pires

Câmara Municipal de Ribeirão Pires lamenta profundamente a notícia do falecimento do nosso querido Carlos Alberto Nogueira, conhecido como

Read More...

Luan Ribeiro enaltece nova atuação pelo Água Santa e cita foco na permanência no Paulistão

Nesta quarta-feira (12.02), o Água Santa ficou no empate diante da Portuguesa, por 0 a 0, no Inamar, e

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu