Curso de EaD e de tecnologia são os mais concorridos do Vestibular das Fatecs

In Canto do Joca On
- Updated

Na modalidade presencial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem o maior índice de candidatos por vaga no processo seletivo para o 1º semestre  

Com 46,15 candidatos por vaga, o curso de graduação tecnológica de Gestão Empresarial, modalidade a distância, oferecido na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo, é o mais concorrido no Vestibular para o primeiro semestre de 2022 do Centro Paula Souza (CPS).

Esse curso também teve alta procura em outras nove Fatecs: Mogi das Cruzes (33,90); Sorocaba (30,50); Tatuapé (28,75); Guarulhos (27,50); São José do Rio Preto (26,65); Barueri (26,50); São Bernardo do Campo (25,45); Zona Leste (24,40) e Jundiaí (23,75).

Já o maior índice de candidatos por vaga na modalidade presencial ficou com Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Zona Leste, onde 1.096 inscritos disputam as 40 vagas no período da noite – 27,40 c/v. A demanda superou 20 c/v nas Fatecs São Paulo (25,16 à noite e 24,78 de manhã); Mogi das Cruzes (21,98) e Carapicuíba (21,78). O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar em várias áreas de tecnologia, como criação de programas, softwares e sistemas, entre outras. 

Foco em TI

Implantando no primeiro semestre do ano passado em cinco Fatecs – Araras, Franca, Osasco, São José dos Campos e Zona Leste –, o curso superior de tecnologia de Desenvolvimento de Software Multiplataforma passa a ser oferecido em outras seis faculdades de tecnologia no próximo ano: Cotia, Diadema, Itapira, Mauá, Registro e Zona Sul. Em Osasco a procura foi de 10,30 c/v.

Desenvolvido pelo CPS em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDE), o curso teve a colaboração da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) e do Itaú Educação e Trabalho.

Estudo da Brasscom, divulgado no dia 1º de dezembro, aponta que o mercado de trabalho demanda cerca de 159 mil profissionais por ano nessa área, enquanto a média de formandos é de 53 mil.   

“O interesse pela área de TI é reflexo do potencial de empregabilidade e da remuneração do setor, bem acima do mercado em geral, pois na atualização dos currículos dos cursos realiza-se a articulação com o setor produtivo para a construção dos itinerários formativos, visando o preparo profissional dos estudantes para o mundo do trabalho”, avalia o coordenador da Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu), Rafael Ferreira Alves.

Para o educador, o Brasil tem vocação para a tecnologia e a formação nessa área pode ajudar a transformar a realidade socioeconômica do país.

O Vestibular das Fatecs para o primeiro semestre de 2022 recebeu 87.058 inscritos, que concorrem a uma das 17.495 vagas, oferecidas em todas as regiões do Estado.

Confira a relação completa dos cursos com maior índice de candidatos por vaga no link.

You may also read!

São Bernardo recebe Carreta estadual da Mamografia até 1º de fevereiro

No primeiro dia de atendimento, prefeito Marcelo Lima destacou que ação, em conjunto com a unidade itinerante do município,

Read More...

São Paulo tem reforço na segurança com formatura de 500 novos agentes da GCM

Corporação municipal ganhou 2.000 novos profissionais desde 2023, em sequência ao trabalho contínuo da gestão voltado à proteção da

Read More...

Coop colabora com a arrecadação de 15 toneladas de alimentos

As cidades do ABCD e Sorocaba foram, acima de tudo, beneficiadas Ao longo de 2024, a Coop abriu as portas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu