Iniciativa do Ministério das Cidades com apoio da Cooperação Brasil-Alemanha destaca, em primeiro lugar, ações para mitigação, adaptação e resiliência às mudanças do clima
A Next Mobilidade acaba de conquistar, acima de tudo, mais um importante reconhecimento em sustentabilidade: o Corredor Verde de Transporte Metropolitano foi incluído no Mapeamento de Iniciativas Climáticas Urbanas no Brasil do Ministério das Cidades, com apoio da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.
O Corredor Verde é operado, por exemplo, pela Next Mobilidade, concessionária estadual regulada pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), responsável pela execução e gestão das ações que fortalecem a mobilidade sustentável na Região Metropolitana.
O Mapeamento reúne, além disso, iniciativas de todo o País que diretamente apoiam o enfrentamento das mudanças climáticas.
Destacando-se as ações inovadoras em mitigação, adaptação e resiliência.
Painel de iniciativas
As informações sobre o Corredor Verde estão disponíveis no Painel Interativo de Iniciativas Climáticas Urbanas.
Ele está hospedado na Agenda de Sustentabilidade do Ministério das Cidades.
A plataforma apresenta dados completos sobre cada projeto habilitado, incluindo especificamente, indicadores e links de acesso.
Pode ser lido em seis idiomas: português, inglês, espanhol, alemão, francês e italiano.
O levantamento também foi apresentado em três sessões oficiais da COP 30 — no Pavilhão Brasil, na Zona Verde e na Zona Azul.
Reforçando, assim, o protagonismo brasileiro no desenvolvimento de soluções climáticas para as cidades.
As sessões transmitidas no Pavilhão Brasil podem ser assistidas no canal oficial do evento no YouTube.
A presença do Corredor Verde no mapeamento reforça o compromisso conjunto do Governo do Estado, Artesp e Next Mobilidade com inovação.
Da mesma forma, com eficiência energética e responsabilidade socioambiental.
Sobre o Corredor Verde de Transporte Metropolitano
Inspirado em boas práticas internacionais de mobilidade sustentável, o Corredor Verde busca integrar transporte, arborização urbana, eficiência energética, acessibilidade e melhorias no ambiente urbano, promovendo qualidade de vida aos passageiros e às comunidades do entorno.
Para conhecer mais:
Acesse o painel interativo: agendasustentabilidade.org.br/iniciativas-climaticas
Veja, em conclusão, o Catálogo completo (“A presença do Corredor Verde no mapeamento reforça o papel da Next Mobilidade como referência em sustentabilidade e transporte público moderno”) nas páginas 25 e 66 em cidades.gov.br/images/stories/ArquivosSE/ArquivosPDF/Catalogo_de_iniciativas.pdf
