Coronavac reduziu em 90% mortes de pessoas com mais de 70 anos em cinco Estados

In Saúde On
- Updated
Coletiva de Imprensa para Liberação de doses de vacina

Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Piauí registraram significativa redução de óbitos entre idosos

A imunização com a vacina do Instituto Butantan reduziu em 90%, em média, as mortes por COVID-19 entre os idosos com mais de 70 anos no Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Piauí.

A queda indica, em primeiro lugar, a eficiência do imunizante que foi utilizado na vacinação de 80% das pessoas nesta faixa etária em todo País.

Nesta quarta-feira (22.09), os cinco Estados formalizaram, além disso, a aquisição de mais 2,5 milhões de doses da Coronavac para fortalecer os respectivos planos de imunização.

Redução de mortes

Na soma dos cinco Estados, a média semanal de mortes por COVID-19 entre as pessoas com 70 anos chegou a 148 por dia em 28 de março.

Depois disso, caiu para apenas 15 em 20 de agosto.

Esse resultado, de 90% na redução dos óbitos, é superior, acima de tudo, à média nacional, que ficou igualmente alta, em 88%.

No Brasil, a média semanal de mortes por COVID-19 entre as pessoas com 70 anos ou mais caiu de 1.316 por dia em 28 de março para 164 em 20 de agosto.

Os dados são, por exemplo, do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), do Ministério da Saúde.

Dados por Estado

No Ceará, a redução dos óbitos entre idosos chegou a 95%.

A média semanal de mortes por COVID-19, entre pessoas com mais de 70 anos, caiu de 67 por dia em 28 de março, para quatro em 20 de agosto.

O Estado adquiriu, da mesma forma, mais 300 mil doses da Coronavac por meio do contrato celebrado junto ao Butantan.

No Espírito Santo, a média semanal de mortes por COVID-19, entre pessoas com mais de 70 anos, caiu 75%.

A redução foi de quatro por dia em 28 de março, para um em 20 de agosto.

O Governo do ES adquiriu, além disso, outras 500 mil doses da Coronavac.

O Mato Grosso registrou queda de 78% nos óbitos.

A média semanal de mortes por COVID-19, entre pessoas com mais de 70 anos, caiu de 16 por dia em 28 de março, para quatro em 20 de agosto.

O Estado vai receber, da mesma forma, 500 mil novas doses da Coronavac.

No Pará, a média semanal de mortes por COVID-19, entre pessoas com mais de 70 anos no estado, passou de 46 por dia em 28 de março para apenas três em 20 de agosto.

A queda foi de 93%. O Estado vai receber um carregamento de 1 milhão de novas doses da Coronavac.

Por fim, no estado do Piauí, a média semanal de mortes por COVID-19, entre pessoas com mais de 70 anos, caiu de 15 por dia em 28 de março, para três em 20 de agosto.

A redução foi de 80%. O Governo do PI adquiriu mais 200 mil doses da vacina do Butantan.

Papel fundamental

A vacina produzida pelo Instituto Butantan teve papel fundamental na queda dos óbitos, uma vez que oito de cada 10 pessoas com mais de 70 anos foram imunizadas com Coronavac no País.

Em 28 de março as vacinas da Pfizer e da Janssen ainda não eram aplicadas no Brasil e a proporção de imunizantes disponíveis no País era de oito doses de Coronavac para cada duas da Astrazeneca.

Com a entrega de 100 milhões de doses e conclusão do contrato com o Ministério da Saúde, o Governo de SP e o Instituto Butantan puderam iniciar, portanto, a entrega das doses aos Estados que haviam realizados acordos prévios para aquisição da Coronavac.

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu