Neste mês do meio ambiente é sempre válido ressaltar, em primeiro lugar, a importância de sua preservação.
Para se ter ideia, segundo a Radioagência Nacional, cada brasileiro gera, em média, acima de tudo, quase 1 quilo de lixo por dia.
Em um ano são, portanto, 343 quilos e, juntando todo o país, são 80 milhões de toneladas de resíduos produzidos a cada ano.
Como forma de contribuir para o descarte adequado dos resíduos sólidos e líquidos, a Coop possui, por exemplo, várias iniciativas.
Todas por meio do pilar Coop Faz Bem Pro Planeta da sua plataforma de sustentabilidade Coop Faz Bem.
Uma dessas ações é, em suma, o Coop Recicla.
Em 2022, os coletores de medicamentos, localizados em toda a sua rede de 73 drogarias, impediram que 7.559 quilos de remédios vencidos e embalagens primárias, depositados por cooperados e clientes, fossem despejados no lixo comum.
No mesmo período, as estações de coleta de óleo de cozinha usado receberam 1.446 litros.
Os mesmos foram encaminhados para transformação em óleo biodiesel (combustível limpo e renovável), ração animal e sabão.
Em parceria com a Reciclus, associação de produtores e importadores de lâmpadas, cada loja da Coop conta com pontos de coleta.
Isso para receber tipos fluorescentes compactas ou tubulares. Ao longo de 2022, receberam 10.962 quilos.
Green Eletron
Outra parceria de sucesso da rede é com a Green Eletron, que disponibiliza caixas de coleta de pilhas e baterias.
No último ano, foram 2.270 quilos de materiais coletados para descarte correto, evitando possíveis vazamentos de metais pesados, que contaminam o solo e os lençóis freáticos.
Já internamente, a rede proporcionou o destino adequado para 2.380 toneladas de materiais através da parceria com a Brados, grupo que oferece um serviço completo de gestão ambiental para empresas, operando em todo o ciclo de coleta, tratamento e beneficiamento.
A Coop também realiza, além disso, importante trabalho ligado à questão energética.
Há mais de 8 anos, por exemplo, a rede atua com certificados de energia de fontes renováveis.
A migração para o ambiente de contratação livre iniciou em 2015 com 17 unidades e hoje são 28 no ACL (Ambiente de Contratação Livre).
Ao fazer uso de energia de fontes renováveis, é possível mensurar o quanto de GEE (Gases Efeitos Estufa) a Coop deixou de emitir anualmente.
“Poder contribuir com ações que preservem o meio ambiente vão ao encontro de nossos princípios cooperativistas e a Coop sempre estará atenta para criar novas ações e iniciativas com essa finalidade”, destaca, em conclusão, Luciana Benteo, responsável pela plataforma Coop Faz Bem.