Consórcio do ABCD é destaque em lançamento de Mapa dos Consórcios Intermunicipais de São Paulo

In ABCD On
- Updated

Estudo traz informações voltadas para acadêmicos, profissionais do terceiro setor e instituições públicas

 

Os 30 anos de atuação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC em benefício das sete cidades da região foi um dos destaques, nesta terça-feira (30/8), do lançamento do Mapa dos Consórcios Intermunicipais do Estado de São Paulo. 

A pesquisa, desenvolvida pela Oficina Municipal, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, traz informações qualitativas e quantitativas acerca de 49 consórcios intermunicipais paulistas. O objetivo do estudo é atender a demanda por informações de distintos públicos, como acadêmicos, profissionais do terceiro setor e instituições públicas.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda, destacou programas e projetos desenvolvidos diretamente pelo colegiado de prefeitos, assim como iniciativas instaladas na região pelos governos estadual e federal graças à articulação realizada pela entidade.

“Desde o primeiro momento, o Consórcio ABC tem um caráter multifinalitário. A entidade surgiu para discutir a questão dos resíduos sólidos, mas a partir daí os prefeitos perceberam que a atuação conjunta e consorciada dos sete municípios seria essencial para o desenvolvimento da região”, afirmou Acacio Miranda.


O estudo aponta que o órgão que reúne as sete prefeituras da região atua em diversas frentes em prol do desenvolvimento econômico e social de uma das mais importantes regiões industriais do país.

“Sua história é marcada pelo papel de articulação que o consórcio assumiu na região do Grande ABC. Muitas parcerias e diversas interações foram realizadas graças à participação direta do consórcio, seja tanto responsável pelo desenvolvimento de projetos como pelo papel institucional articulador de diferentes entidades dos setores público, privado e do terceiro setor, buscando a sinergia necessária para a execução prática de projetos”, diz o Mapa dos Consórcios Intermunicipais.

O evento de lançamento da pesquisa também contou com a participação de Arthur Silva Cheib, Ana Luisa de Camargo Pinheiro, José Mario Brasiliense e Carneiro Eder dos Santos Brito, organizadores do estudo.

Também participaram do encontro virtual o deputado Mauro Bragato, coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Consórcios e Associações Intermunicipais; o deputado federal Geninho Zuliani, presidente da Frente Parlamentar Mista dos Consórcios Públicos; além de representantes de outros consórcios intermunicipais paulistas.

You may also read!

Deputado Luiz Claudio Marcolino critica aprovação do “PL da Devastação”

Parlamentar critica projeto aprovado na Câmara que desmantela regras do licenciamento ambiental e pede veto integral por parte do

Read More...

Dia de Proteção às Florestas: BRK destaca como o saneamento contribui para preservar córregos e o rio Tamanduateí em Mauá

Os avanços nos indicadores de saneamento em Mauá trazem um benefício direto e um expressivo ganho ambiental para a

Read More...

Ranking do Saneamento destaca Mauá entre as 20 melhores cidades do país em tratamento de esgoto

O município tem nota máxima do estudo com 93,07% de atendimento ao serviço. O Instituto Trata Brasil, publicou nesta terça-feira,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu