Equipamentos são fruto, em primeiro lugar, de adesão ao Programa Município Mais Seguro, do Governo Federal
O Consórcio Intermunicipal do ABCD conquistou, portanto, investimento de R$ 5,1 milhões para o fortalecimento da segurança pública regional.
Isso, por meio da adesão ao programa federal Município Mais Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A iniciativa garante, acima de tudo, a entrega de 3.657 equipamentos de menor potencial ofensivo às Guardas Civis Municipais (GCMs) do ABCD.
Isso, incluindo, por exemplo, tasers e espargidores de agente químico (o popular gás de pimenta).
Ao todo, foram destinados 1.133 tasers, distribuídos entre Diadema (169), Santo André (229), São Caetano (183), São Bernardo (433) e Mauá (119).
Já os espargidores de agente químico somam 2.524 unidades.
Com a seguinte distribuição: Diadema (380), Santo André (538), São Caetano (365), São Bernardo (901), Mauá (237) e Ribeirão Pires (103).
Os municípios que não receberam equipamentos não atenderam aos critérios estabelecidos pelo programa federal.
Marco para a região
Para o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, a conquista representa um marco para a região.
“Hoje é um dia histórico para o Grande ABC. Estamos recebendo um investimento do Governo Federal para a segurança pública, com foco em reforço de equipamentos e capacitação. Este é um trabalho que chega na ponta, beneficia diretamente a população, que terá uma guarda mais equipada e com qualificação para atuar no combate ao crime”, afirmou, em resumo.
O secretário nacional da Justiça e Segurança Pública, Mário Sarrubbo, destacou a importância desta parceria com as sete cidades. “O trabalho do ministério é feito exatamente neste sentido, de fortalecermos os entes federados e as forças de segurança, buscarmos a integração entre todos os agentes da Segurança do Brasil. E é exatamente isso que viemos fazer aqui no Grande ABC, uma região muito importante do Estado de São Paulo”, declarou.
O ato de entrega contou com a presença dos prefeitos de Santo André, Gilvan Ferreira; Mauá, Marcelo Oliveira; e Rio Grande da Serra, Akira Auriani; além do deputado estadual Rômulo Fernandes, secretários municipais da área e comandantes das GCMs, além de outras autoridades.
Além da entrega dos equipamentos, a parceria com o Governo Federal prevê treinamento e capacitação continuada das guardas da região.
A proposta é garantir que os agentes estejam plenamente preparados para o uso adequado dos equipamentos, seguindo protocolos técnicos e operacionais, reforçando uma atuação mais eficiente, segura e alinhada, em conclusão, às diretrizes nacionais de segurança pública.
