Consórcio ABCD pede apoio ao Congresso e Ministério da Economia para aprovação de auxílio à rede privada de ensino

In Educação On
- Updated
Foto: Divulgação/Consórcio ABC

Colegiado de prefeitos encaminhou ofícios aos presidentes da Câmara e do Senado e ao ministro da Economia sobre importância do Certificado de Recebíveis da Educação

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC solicitou apoio dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado Federal, David Alcolumbre, e do ministro da Economia, Paulo Guedes, para a aprovação do Projeto de Lei (PL) 1886/2020, que trata da criação do Certificado de Recebíveis da Educação (CRE).
Em ofícios enviados aos parlamentares e ao ministro, o colegiado de prefeitos ressalta que a pandemia do novo coronavírus afetou drasticamente a receita e a despesa dos municípios, assim como impactou diretamente diversos setores econômicos das sete cidades, incluindo a rede de ensino particular da região.
Os documentos afirmam que, devido ao estado de calamidade pública pela pandemia, o CRE é uma das possibilidades de recuperação de médio prazo, no que diz respeito à realidade de sustentabilidade financeira das instituições educacionais particulares e comunitárias.
O PL 1886/2020, aprovado em 20 de maio pelo Plenário do Senado e atualmente em revisão na Câmara, é “um instrumento de necessidade urgente para que as instituições de ensino particular continuem proporcionando educação de qualidade ao seus alunos”, afirma a entidade regional.

No último dia 11 de agosto, o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, recebeu uma comissão formada por proprietários de escolas particulares da região. Na ocasião, empresários pediram que a entidade regional analise as possibilidades para o retorno das aulas, bem como apontaram as dificuldades econômicas enfrentadas pelo setor devido à pandemia e o crescimento do número de escolas não regulamentadas.

Maranhão ressaltou que uma das atribuições do órgão intermunicipal é fomentar políticas econômicas na região. “O Consórcio ABC acompanha de perto a situação da rede privada de ensino na região, incluindo os pleitos para a retomada das suas atividades, mas o objetivo dos prefeitos é garantir a saúde e a proteção da vida de crianças, famílias e profissionais da Educação. Por isso, estamos buscando o apoio da União e do Governo do Estado para medidas de apoio ao setor”, afirmou o presidente do colegiado.

You may also read!

Programa habitacional de São Bernardo subsidia 1ª compra assistida de moradia popular no País

Aquisição de apartamento foi concretizada com o apoio da Prefeitura, tendo a utilização de financiamento do FGTS e recursos

Read More...

Consorcio debate com o Estado destinação de resíduos do ABCD

Integrante do governo estadual apresentou, em suma, programa aos municípios consorciados O Consórcio Intermunicipal do ABCA recebeu na tarde desta

Read More...

GCM de Santo André detém dupla na Vila Vitória em moto roubada

Pelo menos três vítimas compareceram ao 6º Distrito Policial e reconheceram, em resumo, os autores em outros crimes Equipes da

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu