Consórcio ABC participa de pesquisa sobre desenvolvimento sustentável

In ABCD On
Fotos: Divulgação/Consorcio ABC

Estudo é desenvolvido pela UFABC e pela Universidade Técnica de Berlim

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu, nesta sexta-feira (05.05), pesquisadores que estão identificando oportunidades para melhorar as cadeias de valor do ABCD com base na análise dos investimentos e políticas industriais da Alemanha.

A pesquisa, denominada “Agenda de desenvolvimento sustentável para o Grande ABC e investimentos alemães em cadeias de valor”, é desenvolvida pela Universidade Federal do ABC (UFABC) em parceria com a Universidade Técnica de Berlim (TUB, na sigla em alemão), com apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC. A iniciativa prevê capacitação de servidores em inovação e investimentos.

Participaram da reunião as professoras e pesquisadoras Tatiana Berringer de Assumpção, da UFABC, e Simone Wurster, da TUB.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Mário Reali, abordou dados socioeconômicos do Grande ABC e apresentou o histórico da fundação da entidade regional, criada em 1990, assim como as principais realizações do colegiado de prefeitos ao longo das últimas décadas, graças à articulação conjunta dos municípios.

“O desenvolvimento sustentável precisa abarcar, além do desenvolvimento tecnológico, também a questão social. Por isso, é fundamental o setor público realizar esse movimento de apoio à realização de estudos”, afirmou Reali.

A pesquisa tem, entre seus objetivos, contribuir para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e para as políticas industriais na região e examinar oportunidades para fortalecer as cadeias de valor das empresas da região, com especial foco em geração de emprego e renda para a inclusão e sustentabilidade.

Também participaram do encontro, representando a Diretoria de Programas e Projetos do Consórcio ABC, o diretor Vitor Hugo Rossini e a coordenadora Lívia Rosseto, e doutorandos da UFABC.

You may also read!

Videomonitoramento da GCM flagra pichação em passarela no Centro de São Bernardo e responsável é multada em mais de R$ 9 mil

Sistema identificou a pichação na Passarela Rubens Pasin, no Paço Municipal; ocorrência foi enquadrada como crime ambiental e registrada

Read More...

Nascimento de 86 filhotes de tartaruga-marinha mobiliza Instituto Argonauta na Praia do Paúba, em São Sebastião

Com acompanhamento da equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta, orientação técnica da Fundação Projeto TAMAR e apoio da SEMAM/Prefeitura Municipal de

Read More...

Atrações culturais e de lazer movimentam fim de semana em Ribeirão Pires

CarnaCultura no Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco é, em primeiro lugar, destaque da programação gratuita Ribeirão Pires terá, acima

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu