O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Rio Grande da Serra retomou nesta terça (14.01), em primeiro lugar, suas atividades.
Sob a presidência de Cláudio Fernando, os conselheiros reuniram-se, portanto, na sede do Departamento de Bem-Estar Animal.
Isso para conhecer, acima de tudo, a nova agenda ambiental, com foco no desenvolvimento sustentável e na construção de políticas públicas ativas.
O secretário de Meio Ambiente, Marcelo Marcondes participou ao lado do secretário-adjunto de Meio Ambiente, Flavio Nakaoka.
Ele apresentou os desafios encontrados pelo prefeito Akira e a vice-prefeita, Vilma, na pauta de governança ambiental.
Com apoio unânime dos conselheiros, a pauta de projetos e ações que cabem deliberação foram discutidas e, da mesma forma, aprovadas.
Prioridades
Marcondes destacou as três ações prioritárias no Programa Recomeça Rio Grande: Agenda Pública Ambiental, Recicla RGS, e Pegada Legal.
O secretário enfatizou que “a Agenda Pública Ambiental trará em seu escopo ações como a Rede de Suprimentos, revisão de legislação, desenvolvimento do plano de clima e de biodiversidade, entre outras ações”.
Para o Recicla RGS, disse, “daremos início à governança integrada de resíduos sólidos, fomentando a sensibilização social, a geração de emprego e renda, iniciando as ações de coleta seletiva”.
Finalmente, sobre o Projeto Pegada Legal, assegurou que “terá foco nas ações do bem-estar animal, com combate aos maus tratos, a fiscalização e proteção animal, criação do DP Fauna para atuar com a fauna silvestre e o estabelecimento de políticas públicas para a causa”.
A Secretaria de Meio Ambiente vem sistematizando o plano de ação local, com visão integrada do SISNAMA – Sistema Nacional de Meio Ambiente.
Tudo, considerando a importância de promover o desenvolvimento do sistema municipal ambiental.
“Para isso, o apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente é fundamental, disse o secretário.
Da mesma forma, o presidente do Conselho, Cláudio, vê a transparência no planejamento de ações como fundamental para a boa gestão ambiental.
Destaca ainda que a integração com o conselho é importante para garantir o sucesso dos projetos.