Crianças de 6 a 10 anos do Riacho Grande, uma no Pós-Balsa, recebem programa que promove atividade com linguagem lúdica e divertida
Atividades de educação no trânsito e conscientização ambiental, com linguagem lúdica e divertida, foram realizadas nesta quinta (02.10) e sexta-feira (03.10) em duas escolas municipais de São Bernardo no Riacho Grande, incluindo uma delas no Pós-Balsa.
Sob orientação de grupo do Projeto Mini Vila, em torno de 600 alunos de 6 a 10 anos das duas unidades – as EMEBs José Ibiapino Franklin, no bairro Santa Cruz, e Professora Suzete Aparecida de Campos – se divertiram.
Ao mesmo tempo aprenderam sobre regras essenciais para a segurança no trânsito e de cidadania.
Além da importância de cuidar do meio ambiente e responsabilidade social.
Com uma infraestrutura que inclui faixas de pedestres, placas de sinalização, semáforos, ruas, calçadas e uma minipraça central, os estudantes participaram de maneira interativa, como pedestres, ciclistas e motoristas, em veículos próprios para as idades.
O circuito interativo proporciona ambiente seguro e adaptado para que as crianças possam aprender de forma prática as regras de trânsito e cidadania.
Orientadas por quatro personagens – agentes de trânsito e pedestres monitores –, as crianças são guiadas pela atividade.
A mesma mostra a importância de parar nos semáforos, atravessar na faixa de pedestres, ajudar pessoas com deficiência e cuidar do meio ambiente.
Sempre evitando jogar lixo nas ruas e nas vias públicas.
A avaliação é a de que a educação no trânsito desde a infância é fundamental para a formação de cidadãos mais conscientes.
Além de entender as regras, eles passam a exigir maior responsabilidade dos adultos.
Aprender de forma lúdica
Profissional que atua na EMEB José Ibiapino Franklin há 22 anos, 17 deles como vice-diretora, Francisca Nelba acredita que esse tipo de atividade é “muito importante”, sobretudo na região do Riacho Grande, “que é afastada” do Centro de São Bernardo.
Segundo ela, isso dificulta, por exemplo, levar os alunos para atividades do estudo de meio.
No caso do projeto Mini Vila, ela entende que as informações que os estudantes recebem podem ser aproveitadas em sala de aula.
“E essa maneira lúdica facilita muito a assimilação dessa temática tão importante que é o trânsito, principalmente quando vemos cada vez mais acidentes no trânsito. Então, é uma temática muito importante, que faz parte da vida diária deles, e essa atividade é um exercício para a cidadania. A gente espera que venham mais projetos como esse para as nossas escolas. Não só para o Fundamental, mas também para EJA (Educação de Jovens e Adultos)”, disse Nelba.
Duas etapas
Edivaldo Zanotti, um dos responsáveis pela realização da atividade, explicou que o projeto é dividido em duas etapas: a primeira é uma peça de teatro, curtinha, bem lúdica, na qual o grupo usa a palhaçaria para poder fazer com que as crianças se identifiquem melhor com a mensagem.
São três palhaços e uma menina em uma situação na qual aprende que não pode brincar de bola no meio da rua nem próximo a ruas muito movimentadas, assim como outras regras de trânsito.
Na sequência, as crianças são convidadas a entrar na mini vila, onde passam por situações como pedestres e aprendem sobre placas de trânsito.
Além disso, simulam estar dirigindo um carro ou uma moto e também entendem quais os brinquedos, tipo bicicleta e patinete, que podem andar pela ciclovia.
“Todo o projeto é voltado à conscientização sobre trânsito, para crianças de várias idades. É oportunidade única para as crianças, por proporcionar educação no trânsito de forma leve e divertida”, comenta Edivaldo.
