Conexão Azul reúne mais de 250 pessoas em caminhada pela conscientização do autismo em Rio Grande da Serra

In ABCD On
- Updated
Foto: Divulgação

Rio Grande da Serra promoveu neste sábado (26.04), em primeiro lugar, a Conexão Azul.

Trata-se, por exemplo, de uma caminhada de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), encerrando a programação do Abril Azul.

O mês é dedicado, acima de tudo, à reflexão e ações sobre o autismo.

Organizada pela Prefeitura de Rio Grande da Serra, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, o grupo de mães atípicas, a APAE e o Fundo Social de Solidariedade, a ação contou, em suma, com grande adesão da comunidade.

Reuniu, portanto, mais de 200 participantes, sendo boa parte ligada à Secretaria de Educação Municipal.

O trajeto teve início próximo ao trevo de entrada da cidade, seguindo pela Avenida Dom Pedro I até a Praça da Bíblia.

Lá, o público foi acolhido com atividades inclusivas e de lazer.

Entre elas, distribuição de pipoca e algodão-doce, brinquedos infláveis, cabide solidário, estandes de clínicas parceiras e serviços.

O principal deles foi o cadastramento na CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com TEA).

Políticas públicas

A ação faz parte de um conjunto de políticas públicas voltadas à inclusão e atenção às pessoas com autismo.

Sob a gestão do prefeito Akira Auriani, o município criou o PROATEA – Programa de Atenção ao Autismo, que vem promovendo avanços importantes. Entre as iniciativas, destacam-se a criação do Núcleo Pedagógico de Educação Especial, o projeto Cuidando de Quem Cuida, voltado às mães atípicas, a efetivação do termo de colaboração com a APAE de Rio Grande da Serra e investimentos na capacitação de servidores públicos e familiares.

“O Conexão Azul é mais que um evento. Ele simboliza o nosso compromisso com a inclusão, o acolhimento e o respeito às famílias atípicas. Estamos apenas começando uma série de ações voltadas para essa causa tão importante”, afirma Vilma Marcelino, vice prefeita.

A Caminhada Conexão Azul encerra abril, em conclusão, com uma mensagem clara: é preciso construir uma sociedade mais empática e acessível para todos.

You may also read!

Quase 170 cidades do interior figuram entre as que recebem receita orçamentária acima de R$ 1 bilhão

Dos 195 municípios brasileiros com receita orçamentária bilionária, 169 são cidades do interior, conforme dados do Sistema de Informações

Read More...

Em São Bernardo, sábado de sol e 8ª edição do Festival do Cambuci levam milhares de pessoas ao Parque Salvador Arena

Evento gratuito, que tem o fruto como protagonista, reúne gastronomia, cultura e artesanato no espaço de lazer do Rudge

Read More...

Com mais um drive-thru, São Bernardo ultrapassa a marca de 47 mil pessoas vacinadas contra a gripe

Durante a semana, todas as UBSs contam com doses da vacina, que está disponível para grupos prioritários; ações aos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu