Rio Grande da Serra promoveu neste sábado (26.04), em primeiro lugar, a Conexão Azul.
Trata-se, por exemplo, de uma caminhada de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), encerrando a programação do Abril Azul.
O mês é dedicado, acima de tudo, à reflexão e ações sobre o autismo.
Organizada pela Prefeitura de Rio Grande da Serra, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, o grupo de mães atípicas, a APAE e o Fundo Social de Solidariedade, a ação contou, em suma, com grande adesão da comunidade.
Reuniu, portanto, mais de 200 participantes, sendo boa parte ligada à Secretaria de Educação Municipal.
O trajeto teve início próximo ao trevo de entrada da cidade, seguindo pela Avenida Dom Pedro I até a Praça da Bíblia.
Lá, o público foi acolhido com atividades inclusivas e de lazer.
Entre elas, distribuição de pipoca e algodão-doce, brinquedos infláveis, cabide solidário, estandes de clínicas parceiras e serviços.
O principal deles foi o cadastramento na CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com TEA).
Políticas públicas
A ação faz parte de um conjunto de políticas públicas voltadas à inclusão e atenção às pessoas com autismo.
Sob a gestão do prefeito Akira Auriani, o município criou o PROATEA – Programa de Atenção ao Autismo, que vem promovendo avanços importantes. Entre as iniciativas, destacam-se a criação do Núcleo Pedagógico de Educação Especial, o projeto Cuidando de Quem Cuida, voltado às mães atípicas, a efetivação do termo de colaboração com a APAE de Rio Grande da Serra e investimentos na capacitação de servidores públicos e familiares.
“O Conexão Azul é mais que um evento. Ele simboliza o nosso compromisso com a inclusão, o acolhimento e o respeito às famílias atípicas. Estamos apenas começando uma série de ações voltadas para essa causa tão importante”, afirma Vilma Marcelino, vice prefeita.
A Caminhada Conexão Azul encerra abril, em conclusão, com uma mensagem clara: é preciso construir uma sociedade mais empática e acessível para todos.