Conceder liminar que barra privatização da Sabesp por município é válido? Entenda

In Canto do Joca On

Decisão de juiz se deu após liminar protocolada do PC do B questionando a ausência de estudos de impacto orçamentário e financeiro

Em plena etapa final da privatização da Sabesp, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) concedeu liminar suspendendo a adesão do município de Guarulhos ao processo nesta segunda-feira (24). Mas, na prática, a decisão impede que a venda das ações do governo paulista continue?

Pós-doutor em Direito pela USP e especialista em Infraestrutura, Direito de Construções e Processos Licitatórios, Rafael Marinangelo explica que há uma situação diferente que é facilmente confundida com impedimento do processo de privatização da empresa paulista.

“Na verdade, a decisão não se trata de barrar a desestatização da Sabesp. O que acontece aqui é que Guarulhos está pedindo para não aderir à desestatização, porque os municípios em que a Sabesp exercem a atividade como concessionária podem ou não optar pela Sabesp ou achar outra empresa que faça esse serviço”, esclarece. “(O processo) é uma ação direta de inconstitucionalidade, de uma lei de Guarulhos que autoriza o município a aderir ao contrato de concessão, que vai ser firmado mais para a frente quando a Sabesp for privatizada. Portanto, a decisão não está paralisando o processo de privatização, ela só está paralisando os efeitos da lei que viabilizou essa adesão”, acrescentou.

No momento, portanto, apenas a cidade de Guarulhos é que não está autorizada a aderir a essa nova concepção. A decisão do juiz Roberto Solimene se deu após liminar protocolada do PC do B (Partido Comunista do Brasil) questionando a ausência de estudos de impacto orçamentário e financeiro da operação no município paulista.

You may also read!

Guto entrega Unidade de Saúde da Família na Vila Sueli, em Ribeirão Pires

Em dois anos, essa é a 4ª inauguração na rede de Atenção Básica da cidade; gestão deve chegar ao

Read More...

Casa do Hip Hop completa 10 anos neste sábado (06.12)

Ao longo deste tempo, importantes artistas do cenário nacional se apresentaram, em primeiro lugar, no equipamento cultural Inaugurada oficialmente em

Read More...

São Bernardo lança ‘Passaporte da Inclusão’ e garante gratuidade a pessoas com deficiência e TEA em parques

Iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inclusão e o direito ao lazer; alegria e emoção deram o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu