Conceder liminar que barra privatização da Sabesp por município é válido? Entenda

In Canto do Joca On

Decisão de juiz se deu após liminar protocolada do PC do B questionando a ausência de estudos de impacto orçamentário e financeiro

Em plena etapa final da privatização da Sabesp, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) concedeu liminar suspendendo a adesão do município de Guarulhos ao processo nesta segunda-feira (24). Mas, na prática, a decisão impede que a venda das ações do governo paulista continue?

Pós-doutor em Direito pela USP e especialista em Infraestrutura, Direito de Construções e Processos Licitatórios, Rafael Marinangelo explica que há uma situação diferente que é facilmente confundida com impedimento do processo de privatização da empresa paulista.

“Na verdade, a decisão não se trata de barrar a desestatização da Sabesp. O que acontece aqui é que Guarulhos está pedindo para não aderir à desestatização, porque os municípios em que a Sabesp exercem a atividade como concessionária podem ou não optar pela Sabesp ou achar outra empresa que faça esse serviço”, esclarece. “(O processo) é uma ação direta de inconstitucionalidade, de uma lei de Guarulhos que autoriza o município a aderir ao contrato de concessão, que vai ser firmado mais para a frente quando a Sabesp for privatizada. Portanto, a decisão não está paralisando o processo de privatização, ela só está paralisando os efeitos da lei que viabilizou essa adesão”, acrescentou.

No momento, portanto, apenas a cidade de Guarulhos é que não está autorizada a aderir a essa nova concepção. A decisão do juiz Roberto Solimene se deu após liminar protocolada do PC do B (Partido Comunista do Brasil) questionando a ausência de estudos de impacto orçamentário e financeiro da operação no município paulista.

You may also read!

Luiz Fernando encerra campanha com caminhadas

O candidato a prefeito de São Bernardo Luiz Fernando (PT) encerrou a campanha do primeiro turno em caminhadas pela

Read More...

Mar roxo inunda Marechal e Faria Lima por Marcelo Lima

Marcelo Lima (Podemos), candidato a prefeito de São Bernardo do Campo, transformou a Rua Marechal Deodoro, a principal via

Read More...

Flávia Morando reúne mais de 1.000 carros em onda amarela pelas ruas de São Bernardo

Postulante ao Paço com apoio do prefeito Orlando Morando realizou último grande ato de campanha ao lado de apoiadores

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu