Conab divulga Boletim de Monitoramento Agrícola com análise das condições dos cultivos de segunda e terceira safras

In Canto do Joca On

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (24) o Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA) relativo ao mês de agosto. O estudo mostra que no período de 1º a 21 de agosto o tempo seco predominou na região central do país, o que favoreceu a maturação e a colheita dos cultivos de segunda safra. Volumes de chuva mais significativos foram observados na região Norte, Costa Leste e no Sul do país, o que beneficiou parte das lavouras de feijão e milho terceira safras da região do Sealba e dos cultivos de inverno da maioria das áreas da região Sul.

Apesar da baixa umidade no solo e das altas temperaturas na região central, no geral, manteve-se a condição favorável para a finalização dos cultivos de segunda safra. Por outro lado, as chuvas irregulares em parte da Bahia e em Sergipe agravaram a restrição hídrica nos cultivos de terceira safra nas lavouras mais distantes do litoral. No Rio Grande do Sul, as chuvas ocorridas a partir da segunda semana melhoraram as condições das lavouras de trigo, apesar da redução do armazenamento hídrico no solo no início do mês.

A evolução do Índice de Vegetação (IV) dos principais estados produtores indicam o bom desenvolvimento das lavouras de trigo. Em praticamente todas as regiões produtoras, verificou-se a resposta do IV acima ou próxima da safra anterior e da média histórica, mantendo a boa expectativa de produtividade.

Publicado mensalmente, o BMA é resultado da colaboração entre Conab, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam), além de agentes colaboradores que contribuem com dados pesquisados em campo. O Boletim está disponível na íntegra no site da Conab.

You may also read!

LIDE Grande ABC promove jantar-debate com Henrique Meirelles neste 23 de abril, em Santo André

Ex-ministro da Fazenda é, em primeiro lugar, o convidado do evento que reúne grandes líderes para debater os desafios

Read More...

Sebrae-SP lança nesta terça projeto para impulsionar negócios em comunidades em São Bernardo

Iniciativa oferece, em primeiro lugar, capacitação, mentoria e acesso a crédito a empreendedores de regiões periféricas O Sebrae-SP no ABCD

Read More...

Pirelli abre inscrições para o Programa de Estágio 2026.2

Empresa oferece, acima de tudo, 43 vagas para diversas áreas de trabalho. Inscrições terminam em 07 de maio A Pirelli

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu