Complexo Municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência vai triplicar atendimento em São Caetano

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Perspectiva do Complexo Municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência

Joaquim Alessi

Nem bem começa a campanha eleitoral (oficialmente falando, é claro) e muitas notícias falsas (fake news) tomam conta das cidades.

Em São Caetano do Sul, por exemplo, notícias distorcidas e destoantes das realidade tentam propagar o fechamento da tradicional escola Anne Sulivan.

Mas, a verdade dos fatos está na informação de que, longe de ser fechada, a Anne Sulivan está sendo, de fato, substituída e terá sua atuação triplicada.

De uma forma, acima de tudo, mais moderna e adaptada à atual realidade do trabalho no setor.

Deixará de ser uma simples escola para tornar-se um grande centro especializado, o Complexo Municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência.

Tais deformações – porque não se trata de informações – são, em suma, maldosas porque seus autores sabem muito bem que o prefeito José Auricchio Júnior autorizou a licitação para a construção do equipamento há cerca de um ano, mais precisamente em 18 de julho de 2023.

Na oportunidade, deixou claro que o complexo funcionará na Alameda Conde de Porto Alegre, 800, no Bairro Santa Maria.

E foi, da mesma forma, dada a previsão de que as obras seriam iniciadas em setembro e concluídas no segundo semestre de 2024. Ou seja, está no prazo.

O Complexo terá os atendimentos voltados ao tratamento de doenças raras.

Tratará TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), transtornos de aprendizagem e alterações do teste do pezinho, entre outros.

Reestruturação do CTNEN

Além disso, vai englobar a completa reestruturação do CTNEN (Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial Dr. Tatuya Kawakami).

Assim, triplicará o número de alunos atendidos nas oficinas funcionais da Fundação Anne Sullivan (de 200 para 600 por semana).

“Este será um dos mais modernos centros de diagnóstico, tratamento e reabilitação da pessoa com deficiência Um equipamento público que faz jus à qualidade de vida que esses pacientes merecem. Mais um compromisso nosso pela inclusão integral em São Caetano”, afirmou, à época, Auricchio.

O deputado estadual Thiago Auricchio encabeçou articulação junto ao Governo do Estado para destinar R$ 8 milhões às intervenções.

Este será o primeiro Complexo de Atenção à Pessoa com Deficiência da região, o que reforça o pioneirismo de São Caetano na área.

A cidade foi a primeira do ABCD a ter uma secretaria específica voltada à pessoa com deficiência, em 2010.

Atendimentos

O Complexo terá reabilitação em equipe multiprofissional, como Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Nutricionista, além de Reabilitação Física Adulto; Reabilitação Auditiva; Reabilitação Visual; Reabilitação Intelectual Infância; Reabilitação Intelectual Jovens e Adultos; Reabilitação Precoce; Reabilitação Física Infantil; Reabilitação Física Adulto; Reabilitação Auditiva e Reabilitação Visual.

Os pacientes em reabilitação no local terão equipe médica em Otorrinolaringologia, Neurologia adulto e pediátrica, Oftalmologia, Fisiatria e Ortopedia Infantil.

Estrutura

O Complexo de Atenção à Pessoa com Deficiência terá três blocos. No primeiro (de 1.250 m²), terá 8 salas de oficina (com uma sala multimídia), 7 salas de GAEM (Grupo de Apoio Educacional Multidisciplinar), 1 sala de reuniões, salão de musculação, Fisioterapia, 4 salas de Terapia Ocupacional, sala de Assistência Social, vestiários e banheiros.

O segundo bloco (de 415 m²) terá recepção, sala de Enfermagem, triagem e coleta, 16 consultórios (incluindo um odontológico), sala de Emergência, sanitários acessíveis e, em conclusão, copa para funcionários.

Assista ao vídeo

You may also read!

Videomonitoramento da GCM flagra pichação em passarela no Centro de São Bernardo e responsável é multada em mais de R$ 9 mil

Sistema identificou a pichação na Passarela Rubens Pasin, no Paço Municipal; ocorrência foi enquadrada como crime ambiental e registrada

Read More...

Nascimento de 86 filhotes de tartaruga-marinha mobiliza Instituto Argonauta na Praia do Paúba, em São Sebastião

Com acompanhamento da equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta, orientação técnica da Fundação Projeto TAMAR e apoio da SEMAM/Prefeitura Municipal de

Read More...

Atrações culturais e de lazer movimentam fim de semana em Ribeirão Pires

CarnaCultura no Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco é, em primeiro lugar, destaque da programação gratuita Ribeirão Pires terá, acima

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu