As ações de combate à covid-19 colocam São Caetano do Sul em destaque na Nature Medicine.
Trata-se da publicação britânica do grupo Nature, uma das principais revistas científicas do mundo.
O artigo é, em primeiro lugar, assinado pela imunologista Ester Sabino, pela infectologista Sílvia Costa e pela cientista política Lorena Barberia.
O veículo destaca, acima de tudo, as políticas ativas de vigilância epidemiológica realizadas em São Caetano.
Desde o início da pandemia, a Prefeitura tem combatido o coronavírus com mais de uma centena de ações, que incluíram a testagem em massa da população.
O município foi, por exemplo, polo de testes da CoronaVac.
E, com sistema de imunização organizado, São Caetano é, da mesma forma, a cidade que mais vacina contra a covid-19 na Grande São Paulo.
“Essas medidas se mostraram extremamente eficazes”, concluem as especialistas, no artigo publicado em inglês.
Em entrevista ao jornal O Globo, Lorena Barberia afirma que as ações realizadas em São Caetano são exemplos para o Brasil.
“Estamos destacando que algumas medidas podem ser muito bem-sucedidas, mesmo nos países com recursos limitados e contexto desafiador”, disse a cientista.
E acrescentou: “O interessante em São Caetano do Sul é que a estratégia de testagem com vigilância está integrada à estratégia de saúde da família (Programa Disque Coronavírus)“
Em conclusão, disse: “Com os recursos que a gente tem e os desafios que a gente tem localmente (no País), existem exemplos bem-sucedidos”.