Gabriel Rodrigues Picolo escreveu a trilogia As Grandes Aventuras dos Amigos da Vila da Alegria aos 7 anos e agora vê o sonho da publicação ser realizado
Dois anos após revelar o desejo de se tornar escritor para seus pais, uma criança, hoje com 9 anos, viu seu sonho virar realidade.
O paulistano Gabriel Rodrigues Picolo, residente em Santo André, vai lançar oficialmente, no sábado, 24 de setembro, seu livro infantil As Aventuras dos Amigos da Vila da Alegria, uma produção totalmente independente. O evento será em uma tarde de autógrafos, a partir das 14h30, na Livraria Nobel, do Mauá Plaza Shopping.
A obra é formada pelos contos Pânico na Floresta, Uma Aventura Fantasmagórica e Em Busca do Tesouro Pirata. A trilogia é uma narrativa de histórias de animais e de um fantasma que se tornam amigos ao se meterem em muitas confusões juntos. Os personagens principais são: Sol (o gato), Mel (o cachorro), Bianca (a coelha) e Pietro (o guaxinim).
O quarteto acaba conhecendo Leo (o tigre), em Pânico na Floresta; Limão (o fantasma), em Uma Aventura Fantasmagórica; e Isadora (a águia), no conto Em Busca do Tesouro Pirata. Ou seja, a cada historinha um novo personagem se une à trupe.
“Gosto de transformar animais em personagens das minhas histórias, porque eles têm características físicas e personalidades diferentes uns dos outros e isso deixa os contos mais divertidos”, explicou.
Gabriel começou a escrever essas histórias aos 7 anos de idade, época em que o distanciamento social, por conta da pandemia da Covid-19, estava no auge no Brasil. Em 2020, por ficar em casa o tempo todo com a família, o garoto começou a ganhar familiaridade com seu notebook. A tecnologia era usada a maior parte do tempo para estudar, mas também, é claro, para o lazer.
Por isso, ele se apaixonou pelos estudos, por games eletrônicos, jogos de tabuleiro, pela escrita e literatura. “Sobre o livro, eu ficava imaginando várias histórias na minha cabeça, mas não queria esperar crescer para escrevê-las”, disse. “Aí, meus pais me explicaram como eu mexia no computador, além do que as aulas que eu tinha também me ajudaram a aprender que dava para fazer muitas coisas no meu notebook”, completou.
Após se familiarizar com as ferramentas do computador, Gabriel começou a escrever. Hoje, aos 9 anos, ele já tem mais dois contos finalizados – não publicados – e mais 11 que ainda está terminando de escrever com vários personagens de As Grandes Aventuras dos Amigos da Vila da Alegria.
O jovem escritor paulistano também já leu dezenas de livros e histórias em quadrinhos. Suas obras preferidas são todos os livros da Coleção Cachorrinho Samba, da escritora Maria José Dupré, O Mistério do Museu Imperial, de Ana
Cristina Massa, e, até mesmo, Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, um clássico da literatura brasileira, com quase 400 páginas.
O jovem escritor, como boa parte das crianças brasileiras, é também encantado pelas histórias da Turma da Mônica, do cartunista Mauricio de Sousa.
O livro As Grandes Aventuras dos Amigos da Vila da Alegria já está disponível em suas versões digital pelo portal da Amazon por R$ 9,90 e impressa por R$ 35,00. Esta última pode ser solicitada pelo e-mail amigosdaviladaalegria@gmail.com, com pagamento via PIX ou transferência bancária, além do frete.
Lançamento do livro As Grandes Aventuras dos Amigos da Vila da Alegria
Evento: Tarde de autógrafos com o autor Gabriel Rodrigues Picolo