Com sommeliers no fim da fila, recusa por vacina contra a covid-19 cai para zero em São Caetano

In Saúde On
- Updated
Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS

A estratégia da Prefeitura de São Caetano de colocar no fim da fila pessoas que escolhem qual vacina tomar contra a covid-19 tem dado resultado mais que satisfatório.

Nesta semana, por exemplo, nenhum morador se recusou a tomar as doses disponíveis nos drives thrus de vacinação, independentemente do fabricante.

A medida entrou em vigor, em primeiro lugar, na sexta-feira (02.07).

Na data, quatro pessoas se recusaram a tomar as doses por conta do laboratório de origem do imunizante e assinaram o termo de ciência de que só poderão se vacinar após toda a população adulta receber a primeira dose (o que está previsto para setembro), e sem qualquer garantia de que terá a vacina de sua preferência disponível.

No dia seguinte (3), outras oito pessoas assinaram o termo. Mas, na segunda e na terça-feira (5 e 6) nenhum morador recusou as doses.

Antes da criação da estratégia foram registradas 635 recusas – a escolha do imunizante por parte da população se intensificou com as chegadas das vacinas da Janssen e da Pfizer.

Termo de Ciência

A Prefeitura, portanto, decidiu implantar o termo de ciência para impedir que os chamados ‘sommeliers de vacina’ travem o bom andamento da vacinação na cidade.

Quem recusa as doses coloca a própria vida e a de todos a sua volta em risco. Uma ameaça à imunização coletiva, a única forma de combate efetivo à covid-19.

“Não há vacina melhor ou pior. Todos os imunizantes autorizados pela Anvisa são seguros e com eficácia muito semelhante. Não justificando, portanto, qualquer diferenciação”, ressalta o prefeito Tite Campanella. “Com a implantação do termo de ciência, estamos conseguindo conscientizar a nossa população sobre isso.”

Dentro da estratégia para impedir que a população escolha a vacina, a Prefeitura também deixou de informar antecipadamente a origem do imunizante a ser aplicado em cada grupo.

Desde a semana passada, em conclusão, as pessoas só tomam conhecimento de qual vacina está disponível no local da aplicação.

You may also read!

Videomonitoramento da GCM flagra pichação em passarela no Centro de São Bernardo e responsável é multada em mais de R$ 9 mil

Sistema identificou a pichação na Passarela Rubens Pasin, no Paço Municipal; ocorrência foi enquadrada como crime ambiental e registrada

Read More...

Nascimento de 86 filhotes de tartaruga-marinha mobiliza Instituto Argonauta na Praia do Paúba, em São Sebastião

Com acompanhamento da equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta, orientação técnica da Fundação Projeto TAMAR e apoio da SEMAM/Prefeitura Municipal de

Read More...

Atrações culturais e de lazer movimentam fim de semana em Ribeirão Pires

CarnaCultura no Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco é, em primeiro lugar, destaque da programação gratuita Ribeirão Pires terá, acima

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu