Durante a semana, todas as UBSs contam com doses da vacina, que está disponível para grupos prioritários; ações aos sábados seguem até 30 de maio
A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado (11.04), mais um drive-thru da vacinação, para que o público alvo da campanha tenha mais uma opção de local para se vacinar. Ao longo do dia, foram aplicadas 1.000 doses, fazendo São Bernardo ultrapassar a marca de mais de 47 mil pessoas vacinadas desde o início da campanha, em 26 de março, uma média de quase 4.000 por dia. A cidade foi a primeira do Estado de São Paulo a imunizar a população.
Moradora do bairro dos Casa, Simone Magalhães levou o sogro, Sante Campanella, e a cuidadora de idosos Antonia Lima, para que todos se protegessem. “Ele é cadeirante, então poder ser vacinado dentro do carro é muita comodidade. A gente achou muito bom esse modelo”, declarou. Rosângela Providência foi com a filha, Jaqueline Providência, para que as duas pudessem ser vacinadas. “Sou imunossuprimida, convivo com meu pai, que é idoso, então quando a gente se vacina também estamos protegendo o próximo”, afirmou. “Fiquei sabendo da vacinação pelo site da Prefeitura, e como trabalho durante a semana, facilitou muito poder vir no sábado”, completou.
Estratégia de sucesso
A diretora de Imunização da Vigilância Epidemiológica, Jéssica de Cássia Santos Soares, celebra a boa adesão da população à vacinação contra a gripe. “As novas ações que a Secretaria de Saúde e o Departamento de Vigilância estão fazendo, intensificando a busca ativa, potencializando a comunicação sobre a campanha, têm resultado em um fluxo maior de pessoas procurando pela vacina”, afirmou. “Com o vacimóvel, temos percorrido as instituições de longa permanência da cidade, que contam com muitos idosos, vacinando não apenas contra a gripe, mas também contra a pneumonia”, completou.
Até o momento, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, podem se vacinar pessoas a partir dos 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas, quilombolas, pessoas com comorbidades, população em situação de rua, profissionais de saúde, professores da Educação Básica e Superior, trabalhadores das Forças Armadas e de segurança, caminhoneiros, motoristas de coletivos, trabalhadores dos Correios e portuários, além de casos onde houver indicação médica. O público alvo é de cerca de 325 mil pessoas.
A campanha de vacinação contra a gripe segue até 30 de maio. Todas as UBSs contam com doses da vacina, e os endereços e horários de funcionamento podem ser conferidos no link https://portalsaude.saobernardo.sp.gov.br/portaldasaude/ubs/. O drive-thru do Paço Municipal funciona nos próximos sábados, dias 18, 25 e 30 de abril, e 9, 16, 23 e 30 de maio, das 9h às 16 h.
