Reformulado, projeto criado em 2001 durante gestão anterior de Filippi foi apresentado nesta quarta (6) no Teatro Clara Nunes
A Prefeitura de Diadema apresentou oficialmente nesta quarta-feira (06.10) a versão reformulada do projeto Creche Lugar de Criança, em evento realizado no Teatro Clara Nunes com a presença do prefeito José de Filippi Júnior, da secretária Ana Lúcia Sanches e da professora Ana Estela Haddad – a ex-primeira-dama de São Paulo é uma das mais ativas defensoras do cuidado na Primeira Infância do País.
A iniciativa foi criada originalmente em 2001, durante a gestão anterior do prefeito petista, mas foi abandonada durante a troca de comando no Executivo.
Agora, com a nova versão, o projeto será uma das vitrines da Secretaria de Educação ao lado do Escola Bem Cuidada, do novo Adolescente Aprendiz, do Cartão Merenda, do EJA na Comunidade, entre outras medidas inovadoras apresentadas pela pasta de janeiro até agora.
Para Ana Estela Haddad, que falou de sua experiência à frente do São Paulo Carinhosa (premiado programa de desenvolvimento da Primeira Infância da gestão Haddad, na capital), o atual prefeito Filippi sempre teve como uma de suas marcas não se curvar a cenários desfavoráveis.
“Diadema, sob a gestão do FIlippi no passado, criou projetos que inspiraram diversas outras cidades como, por exemplo, o Quarteirão da Saúde. Com o Creche Lugar de Criança certamente continuará servindo de exemplo”, elogia.
Apresentado pela secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches, o Programa Creche Lugar de Criança tem ao menos 10 pontos que irão revolucionar a Educação pública oferecida para crianças de 0 a 3 anos.
Mais vagas
Mas não só: outro ponto fundamental da iniciativa será a ampliação de 1600 vagas a partir de 2022, chegando a 83% dos nascidos nesta faixa etária em quatro anos.
“Esse programa resgata em nossa cidade uma concepção de infância que considera a criança com um ser ativo, curioso e competente, que produz suas próprias experiências, com desejos e prazeres, e que cultiva o senso do espanto e da maravilha, sendo essa a primeira etapa da vida de um ser humano, conceito principal da cidadania a partir da infância”, explica.
Considerado um dos “pais” do projeto – embora sempre dê os créditos à equipe de Educação -, o prefeito José de Filippi Júnior voltou a dizer que um dos grandes legados da sua gestão será dar esperança para as crianças e jovens de Diadema que estão há praticamente dois anos dentro de casa em função da pandemia.
“A cidade que encontramos no início deste ano, mesmo com todos os problemas que tivemos que enfrentar, já não é a mesma agora, que nos aproximamos de encerrar o primeiro ano da nossa gestão. A esperança está de volta e temos trabalhado dia e noite para que ela se concretize”.
Também estiveram no evento, em conclusão, a vice-prefeita, Patty Ferreira, o presidente da Câmara, Josa Queiroz, a vice-prefeita e presidenta do Fundo Social de Solidariedade de Diadema, Inês Maria, a professora do Instituto de Singularidades, Lúcia Couto, e Pedro Gregori, fundador da entidade Espaço Solidário Presidente Emérito, além de demais autoridades.
10 principais pontos do Creche Lugar de Criança:
1. Ampliação de 1600 novas vagas (a partir de 2022) para berçário, representando em quatro anos a estimativa de atendimento de 83% dos nascidos na faixa etária;
2. Ampliação de 33% das vagas acima do PNE/PME em atendimento para faixa etária de zero a três anos;
3. Fortalecimento das entidades com aumento de 30% da renda per capta por estudante;
4. Ampliação gradativa do horário do atendimento das 7 às 18 horas;
5. Formação permanente dos educadores de Educação Infantil de zero a 3 anos;
6. Formação com equipes de fonoaudiólogos para a ampliação de possibilidades e estímulos do desenvolvimento da linguagem na primeira infância;
7. Implantação dos parques sonoros, tanque de areia e outros espaços de estímulo para bebês e crianças bem pequenas;
8. Compra de acervo de brinquedos e outros equipamentos pedagógicos e que representem novas formas de relação das crianças com a diversidade, com a ética e com o respeito ao próximo;
9. Compra de novos parques infantis destinados especificamente à primeira infância e de acervo literário destinado à faixa etária de zero a três anos;
10. Implantação do Programa Escola Bem Cuidada nas unidades conveniadas.