Joaquim Alessi*
Na contramão do lema antiufanista do início dos anos de 1970, do então prefeito da Capital, José Carlos de Figueiredo Ferraz, que bravada “São Paulo precisa parar”, São Caetano do Sul não para de crescer.
Em primeiro lugar, sem há espaço para o crescimento, desde que com políticas públicas eficientes.
A retomada econômica já é realidade há meses no município de Auricchio, que registra, portanto, recordes de geração de empregos.
Só nesta semana, por exemplo, são 431 vagas de trabalho disponíveis no Portal do Emprego (portaldoemprego.saocaetanodosul.sp.gov.br).
O número representa, acima de tudo, mais da metade (58%) do total de postos disponíveis no ABCD.
Há vagas em setores operacionais, administrativos, de recursos humanos, comercial, de marketing e de Saúde, para diferentes graus de instrução, com ou sem experiência.
Mantido pela Sedeti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação), o Portal do Emprego é uma plataforma de recrutamento gratuita.
Isso, tanto para os profissionais em busca de trabalho quanto, da mesma forma, para as empresas que disponibilizam as vagas.
Parceria
“Somos parceiros do empreendedor. Damos todo o apoio para a melhoria contínua do ambiente de negócios e incentivamos a diversificação da atividade econômica. Assim, temos alcançado resultados muito positivos com as ações de preservação e indução ao emprego e renda”, observa o prefeito José Auricchio Júnior.
No levantamento mais recente do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), São Caetano registrou saldo de 1.321 novos postos de trabalho criados em julho. Foram 5.385 admissões contra 4.064 demissões, um crescimento de 1,23% no mês. A cidade totaliza 108.635 postos de trabalho com carteira assinada, número superior ao da população economicamente ativa – é um dos poucos municípios brasileiros nesta condição.
Serviços, indústria, comércio e construção civil têm papéis fundamentais no desenvolvimento econômico da cidade. Juntos, representam 95% do total de empregos no município.
A atuação do setor produtivo, aliada às políticas públicas da Prefeitura (alicerçadas especialmente em inovação), formam, em conclusão, uma cadeia próspera, capaz de assegurar este cenário favorável por muitos anos.
- Com informações da Comunicação da PMSCS