Cine Theatro Carlos Gomes recebe pré-estreia do documentário “Punks do ABC”

In ABCD, Cultura On
- Updated
Fotos: Divulgação

Filme que traz histórias do movimento punk e da cena underground da região será exibido neste sábado, às 19h; entrada é gratuita

Neste sábado (12.04), às 19h, o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em Santo André, recebe a pré-estreia do documentário “Punks do ABC”.

A obra traz histórias pouco conhecidas do movimento punk e da cena underground do subúrbio operário da região obtidas por meio de entrevistas com quem viveu e vive o movimento.

O documentário também conta com farto arquivo histórico inédito, incluindo cartazes, fanzines, fotos, fitas K7 e gravação em videoteipe.

Com duração de 1h30min, o filme, financiado com recursos de Lei Paulo Gustavo, tem direção do jornalista Jairo Costa e produção de Izabel Bueno, da Estranhos Atratores Filmes. A entrada é gratuita.

Segundo o diretor Jairo Costa, o documentário começou a ser produzido na década de 90, quando foram captadas as primeiras imagens do movimento punk no ABC, com uma câmera VHS. “Em 2021 iniciamos as gravações das entrevistas que se estenderam até janeiro de 2025. Ouvimos novidades de punks, desde os pioneiros, como o Barata da banda ‘DZK’, Mao dos ‘Garotos Podres’, Buba e Marcelo Magrão da ‘Corte Marcial’, até as bandas contemporâneas como ‘Sentimento Carpete’ e ‘Krias de Kafka’, além de ouvir os jovens da nova geração punk da região, que estão na faixa dos 20 anos de idade” contorno Costa.

O filme revisita os últimos 150 anos da história política e social do ABCD: a chegada dos imigrantes anarquistas espanhóis, portugueses, italianos e alemães à região no final do século XIX, o surgimento dos primeiros sindicatos e o assassinato fatídico de Constantino Castellani, considerado o primeiro punk do ABC.

Aborda ainda a resistência à ditadura militar, o surgimento do movimento punk em 1977, passando pelas grandes greves metalúrgicas de 1979 e 1980, os conflitos entre punks do ABC e os punks de São Paulo na década de 1980, o enfrentamento aos grupos neonazistas na região, a realização da “Ópera Punk” em 1998, as jornadas de junho de 2013 até os dias atuais.

“Muito já se falou sobre o punk no Brasil, principalmente sobre a cena de São Paulo, capital, mas quase não existe material audiovisual abordando o movimento em nossa região. Chegou a hora de contarmos a história dos furiosos, periféricos e esquecidos punks do ABC para o mundo”, conclui Jairo Costa, que também é pesquisador e autor de livros como “Ópera Punk” (com coautoria de Izabel Bueno), “Paranapiacaba lendas e mitos” e dos filmes “Fogo nas Caldeiras” e “O Pau da Missa”.

Serviço – Pré-estreia do documentário “Punks do ABC”

Data: 12 (sábado)

Horário: 19h

Local: Cine Teatro de Variedades Carlos Gomes

Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 – Centro

You may also read!

Bairro São José recebe segunda edição do EcoTroca 2025 em São Caetano

A Prefeitura de São Caetano do Sul, em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade e o Saesa (Sistema

Read More...

Santo André interdita adega no Parque Miami por poluição sonora

Local já havia sido autuado, acima de tudo, em outras oportunidades e permanência recorrente no crime ambiental A Secretaria de

Read More...

Adolescentes da Fundação CASA de Diadema visitam fábrica da Natura, em Cajamar

Atividade integrante do projeto "Momento SPA: Bem-estar Bem", da CASA Feminina Diadema, promove autoestima e cuidado com o corpo As

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu