Propósito da instituição regional é fazer com que pequenos, médios e grandes empresários tenham, acima de tudo, oportunidades de crédito.
Portanto, uniram-se nessa missão o Sebrae, Polo de Cosmético, Prefeitura e Associação Comercial.
Pesquisa da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), um balanço Panorama da Pequena Indústria correlacionando os anos de 2013 a 2023, mostrou dificuldades no acesso ao crédito junto com a alta carga tributária, e o que vem dificultando, em primeiro lugar, a vida financeira das pequenas indústrias.
Diretor Titular do Departamento da Micro, Pequena, Média Indústria e Acelera Fiesp, da Fiesp, Pierre Zaide comentou as ações e estratégias que trouxeram resultados.
“Criado em 2018, o Feirão de Crédito trouxe uma nova estratégia para aproximar as empresas de novos agentes financeiros, possibilitando a interação e relacionamento com mais de 25 agentes parceiros, desde bancos comerciais, bancos de desenvolvimento, bancos médios, cooperativas de crédito, hoje com às fintechs e Fdic´s”, disse, em resumo o diretor.
Melhor estratégia
Com esse novo formato, o Feirão leva atendimento, orientação e conteúdo para as empresas criarem a melhor estratégia de financiamento para seu negócio.
“A Fiesp e o Ciesp (Centro das Indústria do Estados de São Paulo) promovem edições presenciais e virtuais do Feirão do Crédito”, revela o diretor titular do Ciesp Diadema, Anuar Dequech Jr.
E assinala: “Já foram realizadas mais de 10 edições de Feirão de Crédito, gerando mais de R$ 31 milhões de negócios entre bancos e empresas”.
Uma ação inédita do Ciesp Diadema vai ajudar no acesso ao crédito.
Para tanto, reunirá instituições bancárias e atores da cidade e região, como Sebrae, Polo de Cosmético, Prefeitura e ACE (Associação Comercial).
“A edição, em 18 de abril, no Ciesp Diadema, vai trazer essa oportunidade às empresas da região com atendimento com as instituições financeiras já confirmadas. Estarão aqui o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Desenvolve SP, Santander, Sofisa, Sicredi e Sicoob”, prossegue Anuar Dequech Jr.
Além disso, a atuação da Fiesp e do Ciesp, por meio da Central de Crédito FIESP/CIESP, tem conseguido apoiar pequenas e médias indústrias.
E há, em conclusão, bons resultados,com mais de 27% de aprovação de crédito, gerando mais R$ 115 milhões de negócios entre empresas e agentes financeiros.