O prefeito José Auricchio Júnior, a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, e o reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Leandro Prearo, assinaram nesta terça-feira (23.01) convênio para a ampliação do atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas II – Clínica-Escola Municipal, do Bairro Fundação.
O documento autoriza, em primeiro lugar, a cessão parcial do espaço público para estágio supervisionado aos estudantes de Odontologia da USCS.
Eles terão, por exemplo, 15 consultórios sob sua responsabilidade – os outros 10 serão utilizados pelas equipes da Prefeitura.
“O Bairro Fundação tem hoje a maior concentração de serviços de Saúde de São Caetano. Só neste conjunto, reunimos o Centro de Especialidades Odontológicas, o Centro de Especialidades Médicas, o Cepadi (Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas), o Laboratório Dib Metran e o SerTrans. Além disso, temos no bairro o Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), escolas reformadas, o novo Parque Província de Treviso e ruas recapeadas”, destacou Auricchio.
CEO II
O Centro de Especialidades Odontológicas II – Fundação conta com 25 consultórios.
“Com a assinatura do convênio com a universidade, dividimos a responsabilidade pela utilização dos consultórios. Além disso, teremos horário de atendimento estendido até 21h, o que possibilitará aumento de 30% na quantidade de atendimentos ao mês, passando de 1,3 mil para quase 1,7 mil”, explicou Regina Maura.
A unidade atenderá as mesmas especialidades do Centro de Especialidades Odontológicas do Bairro Nova Gerty.
Ou seja, endodontia, periodontia, prótese, cirurgia bucomaxilofacial, odontopediatria, ortodontia, clínica-geral e pacientes com necessidades especiais.
São Caetano tem um total de 49 consultórios odontológicos.
Isso, somando CEO I, CEO II, Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, UBSs, CISEs, Cepadi e unidades móveis.
São, em média, portanto,25,3 mil consultas ao mês.
Sendo 21 mil na Atenção Básica, 3 mil no CEO Nova Gerty e 1,3 mil no CEO Fundação – 76 dentistas atuam na rede.
“Temos repetido inúmeras vezes sobre a importância da parceria entre a Universidade e a Prefeitura. Essa é mais uma delas, onde dentistas da municipalidade vão compartilhar espaço de atendimento com alunos e professores”, destacou, em conclusão, o reitor Leandro Prearo.