O Censo 2022 atingiu a marca de 31,4% da população de Diadema recenseada, segundo dados informados pela coordenação responsável pelo levantamento em Diadema. O censo é realizado em todo o país pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e ajudará no estabelecimento de prioridades pelos governos, como a implantação de serviços básicos de saúde, escola e emprego.
Segundo Geraldo Junior Carneiro, coordenador do censo na cidade, a expectativa é que o levantamento em Diadema acelere após a contratação de novos recenseadores – um processo seletivo está em andamento para contratação de 150 pesquisadores, que devem se somar aos 170 que trabalham atualmente. O Censo 2022 tem previsão de conclusão até 31 de outubro.
Durante as pesquisas, de acordo com o coordenador, alguns moradores resistem a responder ao levantamento por pensar erroneamente que se trata de uma pesquisa sobre intenção de votos das eleições em andamento no país. Porém, na realidade, as informações coletadas não têm nenhuma relação com a eleição.
Segundo o IBGE, há dois tipos de questionário: o básico e o ampliado, este último respondido por 11% dos domicílios. O questionário básico tem blocos de perguntas relacionadas a informações gerais do domicílio e dos moradores, como identificação étnico-racial, registro civil e educação. Já o questionário ampliado apura itens como trabalho, rendimento, nupcialidade e religião.
Apenas um morador deve responder por domicílio, o que leva de cerca de 5 a 15 minutos. Todas as informações prestadas são confidenciais.
Condomínios
O coordenador do Censo 2022 relata que em alguns condomínios o acesso não tem sido liberado facilmente. Nesses casos, os pesquisadores buscam contatar o síndico do empreendimento para explicar a importância de todos responderem, o que inclusive está previsto na Lei nº 5.534 de 14 de novembro de 1968 e no Decreto nº 73.177, de 20 de novembro de 1973.
Para que o levantamento atinja o maior número de pessoas, é importante que todos colaborem quando receberem a visita do recenseador. Em condomínios, uma recomendação é que a pesquisa seja previamente informada pelo síndico ou administradora para os moradores e que o empreendimento esteja bem preparado para receber os técnicos.