Deliberação ocorreu, em primeiro lugar, em assembleia extraordinária do Consórcio ABCD
Os prefeitos do ABCD decidiram, nesta terça-feira (25.01), acima de tudo, manter as medidas de combate à Covid-19 na região.
A deliberação ocorreu, portanto, durante assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal, realizada por videoconferência.
As restrições incluem apresentação do comprovante completo de vacinação contra a Covid-19 para a entrada em atividades esportivas e culturais, públicas e privadas.
Persiste, da mesma forma, a limitação até 70% de ocupação.
Os prefeitos também reforçaram a necessidade de suporte do Estado para a ampliação da capacidade hospitalar na região.
Além de ajuda financeira aos municípios, pleito apresentado na segunda-feira (24.01) em reunião dos consórcios públicos da Grande São Paulo.
No ABCD, entre 17 e 24 de janeiro, o número de casos diários de Covid-19 subiu de 120 para 1.039.
No mesmo período, o número de óbitos diários passou de dois para nove.
O presidente do Consórcio e prefeito de Santo André, Paulo Serra, ressaltou que o objetivo é reduzir a pressão do aumento do número de casos nas unidades básicas e de pronto atendimento nas cidades.
“A ajuda do Estado no custeio é importante para ampliarmos o número de leitos na região. O pico desse novo aumento de casos pode chegar ainda em fevereiro, por isso as cidades estão se preparando para enfrentar a situação da melhor forma possível”, afirmou Paulo Serra.