A Casa Ronald ABC cumprindo papel de levar conhecimento sobre saúde para a população realizará atividade durante toda semana, entre 13 a 17 de fevereiro, para abordar a temática sobre câncer infantojuvenil.
Com o apoio da Fundação do ABC , por meio da equipe multidisciplinar de enfermagem, farmácia, fisioterapia, terapia ocupacional e nutrição, a atividade será uma grande oportunidade para tirar dúvidas e somar esforços nesta causa.
“Este tipo de doença não tem prevenção, mas o diagnóstico precoce é fundamental na cura”, salienta, em resumo, Leila Lopes, diretora executiva da Casa Ronald ABC, ao falar sobre a importância desta ação.
Além disso, a iniciativa é solidária. Para participar é necessário inscrição diretamente na recepção da Casa Ronald com a doação de um litro de leite (pó ou líquido).
A data global foi criada em 2002 pelo Childhood Cancer International (CCI), onde expressa apoio às crianças e adolescentes com câncer, aos sobreviventes e suas famílias. A partir de 2020, o foco foi, principalmente, a redução de fronteiras e o aumento do acesso aos cuidados e à cura.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Iniciativa Global para o Câncer na Infância, objetiva fazer com que esse tipo de câncer seja uma prioridade nacional e global, a fim de eliminar a dor e o sofrimento das crianças que lutam contra a doença e alcançar pelo menos 60% de sobrevivência para todas as que são diagnosticadas em todo o mundo, até 2030. Isso representa, aproximadamente, o dobro da taxa de cura atual, e poderá salvar a vida de mais de um milhão de crianças na próxima década.
As atividades serão realizadas na sala de treinamento, no andar térreo da Casa Ronald, das 15h às 16h
Cronograma:
13.02 – Fisioterapia – As práticas do Cuidar na Oncologia
14.02 – Terapia Ocupacional – Oficina do brinquedo: Como o brincar pode estimular as partes motora, sensorial e neurológica da criança
15.02 – Enfermagem – Terapias complementares e diminuição do stress do paciente oncológico
16.02 – Farmácia – Orientações gerais sobre cuidados com protocolos de medicamentos dos pacientes
17.02 – Nutrição – Perguntas e respostas sobre alimentação saudável. Ainda neste mesmo dia, teremos a presença de Dr. Jairo Cartum, médico e professor responsável pelo setor de Oncopediatria da FMABC, que abordará a importância do diagnóstico precoce.
Para mais informações, a Casa disponibiliza