Casa do Olhar cede obras para exposição sobre Luiz Sacilotto no Sesc Santo André

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On
- Updated
Fotos: Helber Aggio/P<SA

Seis obras da coleção do museu andreense compõem, em primeiro lugar, mostra que dá sequência à celebração do centenário do nascimento do artista

Um dos maiores artistas da história de Santo André, Luiz Sacilotto segue recebendo, acima de tudo, homenagens alusivas ao centenário de seu nascimento, ocorrido em 2024.

O Sesc Santo André deu início, portanto, à exposição Sacilotto BioGráfico.

Ela conta, por exemplo, com seis obras cedidas pelo acervo da Casa do Olhar – equipamento cultural que justamente leva o nome do pintor, desenhista e escultor pioneiro da arte concreta no Brasil.

Até 27 de julho, a unidade andreense do Sesc vai celebrar, em suma, o legado de Sacilotto, que nasceu em 1924 e morreu em 9 de fevereiro de 2003.

Tal celebração dá-se apresentando o vínculo e as relações artísticas, sociais e culturais dele com sua cidade natal.

A exposição é organizada em quatro núcleos (Espaço Público; Vida e Obra; Cores-Timbres e Atelier) e tem, além disso, curadoria de Reinaldo Botelho.

Reinaldo selecionou 17 obras do artista, entre elas seis que integram a coleção da Casa do Olhar, 22 itens de acervo pessoal, documentos originais, conteúdos fac-similares, ferramentas e materiais de trabalho, transformando a visitação em uma oportunidade imersiva.

Rebatizada

Fundada em 1992, a Casa do Olhar foi rebatizada em 2003, recebendo, portanto, o nome de Luiz Sacilotto, como homenagem póstuma.

Personagem importante das artes visuais brasileiras, o artista andreense é figura central de movimentos divisores como a arte concreta, o abstracionismo geométrico e a op art.

A própria unidade do Sesc Santo André conta com duas artes fixas de Sacilotto desde sua fundação, em 2002, quando Sacilotto pintou dois painéis de 7,5 m x 10 m, elaboradas a partir de suas tradicionais e marcantes tramas geométricas coloridas, as quais provocam ilusão de ótica e dão a sensação de volume e movimento.

Secretária de Cultura de Santo André, Azê Diniz compareceu na noite de quarta-feira (15.01) à abertura da exposição.

O ato também teve a presença de Carla Barbieri, diretora regional em exercício do Sesc.

Também foram ao evento o secretário-adjunto, Maestro Douglas, e os diretores Marco Moretto, Mario Matiello e Fernando Rios Andrade.

Participar dessa parceria, segundo Azê, fortalece, acima de tudo, a cultura andreense.

“As diversas ações e projetos que vêm sendo realizadas ao longo dos últimos anos têm gerado resultados muito positivos para a cidade. E é com grande satisfação que reforçamos nosso compromisso em continuar essa construção”, ressaltou, em conclusão, a secretária.

Serviço

Exposição Sacilotto BioGráfico

Data: De 15 de janeiro a 27 de julho de 2025

Horário: Terças a sextas, das 10h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

Local: Sesc Santo André

Endereço: Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André

Galeria de imagens


You may also read!

Natal no ParkShopping São Caetano tem Panettone Kopenhagen e sorteios de 3 BYD híbridos

Até 31 de dezembro é possível, portanto, participar pelo App Multi e aproveitar as vantagens exclusivas do programa O Natal

Read More...

Taka se emociona ao entregar primeira fase de reforma do Cemitério Municipal de Diadema

Local foi encontrado, em primeiro lugar, em condições degradantes e indignas pela atual gestão A emoção marcou, acima de tudo,

Read More...

Prêmio nacional destaca gestão sustentável de pneus da Next Mobilidade

Com frota que soma 2,3 mil pneus — rodando cerca de 950 mil quilômetros/mês - empresa mantém índices de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu