Casa do Olhar apresenta exposição do andreense Guilherme Callegari

In ABCD, Cultura On
- Updated
Fotos: Helber Aggio/PMSA

Mostra gratuita traz trabalhos do artista que se dedica à pesquisa sobre as relações do design e da indústria com a pintura

Aberta neste sábado (13.7), às 14h, na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em Santo André, a segunda exposição individual do artista andreense Guilherme Callegari.

A mostra intitulada “Redução” traz sete trabalhos do artista que se dedicou à pesquisa sobre as relações do design e da indústria com a pintura, a qual esteve envolvido nos últimos 14 anos.

A exposição, gratuita, segue no equipamento cultural até 24 de agosto. A Casa do Olhar fica na Rua Campos Sales, 414, Centro.

Estão exibidos um conjunto de quatro pinturas e três desenhos em papel de grande formato, juntamente com texto crítico do designer Denis Freitas.

Nesta exposição, Callegari pontua sua trajetória que, segundo o artista, é o início de uma nova caminhada dentro da pintura. 

Segundo Denis Freitas, não é necessária uma pesquisa extensa no universo do design atual para perceber que o trabalho de Guilherme se conecta perfeitamente ao design contemporâneo quando busca a gestualidade e o autoral para se destacar do design mecânico gerado por máquinas.

“Ao criar e trabalhar sobre símbolos universais pré-estabelecidos como logos e tipografias, ele mostra que é possível fazer design com identidade, construindo e negando estéticas através do óleo sobre tela, uma técnica difundida na pintura há séculos. Isso nos leva a uma viagem no tempo, onde o design contemporâneo resulta na tela que não segue briefings”, escreveu Freitas.

Guilherme Callegari nasceu em 1986 em Santo André, graduou-se em Design Gráfico com ênfase em tipografia em 2011. Sua obra lida com temas do Design Gráfico/Comunicação e da pintura. Depois de sua formação, o artista se deixou contaminar por suas pesquisas em Design Gráfico na faculdade e passou a assumir essa temática como objeto de pesquisa em sua pintura. 

Callegari ganhou prêmios em salões de Praia Grande e Santo André, participou de exposições coletivas na BARÓ Galeria, Zipper Galeria e duas individuais na Casa Nova Arte e Cultura Contemporânea, apresenta sua primeira exposição individual na Verve em Julho de 2019. Seus trabalhos integram coleções em São Paulo, Rio de Janeiro, Peru e Holanda e os Acervos Públicos do Museu de Arte do Rio (MAR), Casa do Olhar Luiz Sacilotto (Santo André – SP), e do Palácio das artes (Praia Grande – SP).

Serviço

Exposição Redução – de Guilherme Callegari

Abertura: 13.7.24 (sábado), das 14h às 17h

De 13 de julho a 24 de agosto

Horários: de terça a sexta das 10h  às 12h e das 13h às 17h

Sábados: das 14h às 17h 

Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto

Endereço: Rua Campos Sales, 414 – Centro – Santo André

You may also read!

Silvio Brito encanta público com show de simpatia em Ribeirão Pires

Joaquim Alessi Com 73 anos de idade e 51 de carreira, Silvio Brito segue atualíssimo, em primeiro lugar, e comprovou

Read More...

Raia Frank chega ao Tanque Oceânico da Sabina Escola Parque do Conhecimento

Recinto já conta com tubarão-lixa, tartaruga, moreia e outras espécies marinhas, acima de tudo, em 120 mil litros de

Read More...

Ação da GCM reforça importância da rede de proteção às vítimas de violência doméstica em São Bernardo

Casa de Passagem, inaugurada em março, já acolheu 14 mulheres e 15 crianças; Patrulha Guardiã Maria da Penha avança

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu