Caps de Santo André promovem integração entre usuários e profissionais em Festa Julina

In ABCD On
Festa Julina Caps Santo Andre. Foto: Alex Cavanha/PMSA (22)

Evento teve como foco, em primeiro lugar, a ampliação dos vínculos afetivos e o fortalecimento das relações sociais

A quadra da escola de samba Tradição de Ouro, na Vila São Pedro, em Santo André, recebeu na tarde desta sexta-feira (14.07) a Festa Julina dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), que envolveu cerca de 200 pessoas, entre munícipes atendidos pelo serviço, familiares e profissionais.

Os usuários puderam, portanto, saborear as comidas típicas, brincar nas barracas da boca do palhaço e do tomba lata, além de participar do tradicional bingo.

O prefeito em exercício Luiz Zacarias esteve na festa e até participou das brincadeiras ao lado dos munícipes.

“A proposta da festa é a ressocialização dos usuários. Com ações como essa, a Prefeitura, por meio da  Secretaria de Saúde, aproxima os usuários do convívio social, levando dignidade e promovendo a inclusão social”, comentou, da mesma forma.

Para o secretário de Saúde, Gilvan Junior, o arraial teve, além disso, papel significativo na construção de uma relação de confiança entre os participantes.

Integração

“Essa integração entre usuários, familiares, comunidade e os profissionais das unidades é de extrema valia porque amplia os vínculos, algo muito importante nos equipamentos de saúde, em especial nos da Saúde Mental”, destacou.

Coordenadora da Saúde Mental de Santo André, Marinês Santos de Oliveira destacou o fato de os usuários terem uma rotina diferente durante a Festa Julina.

“Saímos dos serviços, ocupamos outros espaços, vivenciamos o território, a comunidade, os espaços de existência destas pessoas. Resolvemos juntar todos os serviços este ano: usuários, familiares, profissionais, gestores e comunidade. Pode ser um simples encontro para alguns, mas para a maioria de nossos usuários é o momento de ampliação dos vínculos, fortalecimento das relações sociais e de novos repertórios subjetivos”, disse.

Durante a festa os usuários puderam manifestar alegria de diversas formas.

Izaura Xavier, 64 anos, por exemplo, dançava o tempo todo.

“Estou muito feliz, entrei dançando e estou com muitos amigos aqui. Nem sei dizer o que mais gostei até agora, está tudo perfeito e divertido. Amo todos os eventos promovidos pelo Caps”, constatou ela, em conclusão, usuária do serviço há 17 anos e referenciada na unidade da Praça Chile.

You may also read!

Papanicolau é substituído no SUS por teste que consegue detectar o HPV com até 10 anos de antecedência ao desenvolvimento de lesões

O teste de biologia molecular DNA-HPV passa a ser utilizado, portanto, como exame de rastreio e garante resultados antecipados

Read More...

Adesão de São Bernardo ao ‘Cidades Inspiradoras’, da Fundação Volkswagen, reforça política pública de inclusão e sustentabilidade

Prefeito Marcelo Lima assinou, em primeiro lugar, documento de compromisso com o tema durante visita à planta Anchieta, onde

Read More...

Tite assina ordem de serviço para revitalização do módulo 2 do Terminal Nicolau Delic

O prefeito, Tite Campanella, assinou nesta quinta-feira (12.06), em primeiro lugar, a ordem de serviço para a revitalização do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu