Caps de Santo André promovem integração entre usuários e profissionais em Festa Julina

In ABCD On
Festa Julina Caps Santo Andre. Foto: Alex Cavanha/PMSA (22)

Evento teve como foco, em primeiro lugar, a ampliação dos vínculos afetivos e o fortalecimento das relações sociais

A quadra da escola de samba Tradição de Ouro, na Vila São Pedro, em Santo André, recebeu na tarde desta sexta-feira (14.07) a Festa Julina dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), que envolveu cerca de 200 pessoas, entre munícipes atendidos pelo serviço, familiares e profissionais.

Os usuários puderam, portanto, saborear as comidas típicas, brincar nas barracas da boca do palhaço e do tomba lata, além de participar do tradicional bingo.

O prefeito em exercício Luiz Zacarias esteve na festa e até participou das brincadeiras ao lado dos munícipes.

“A proposta da festa é a ressocialização dos usuários. Com ações como essa, a Prefeitura, por meio da  Secretaria de Saúde, aproxima os usuários do convívio social, levando dignidade e promovendo a inclusão social”, comentou, da mesma forma.

Para o secretário de Saúde, Gilvan Junior, o arraial teve, além disso, papel significativo na construção de uma relação de confiança entre os participantes.

Integração

“Essa integração entre usuários, familiares, comunidade e os profissionais das unidades é de extrema valia porque amplia os vínculos, algo muito importante nos equipamentos de saúde, em especial nos da Saúde Mental”, destacou.

Coordenadora da Saúde Mental de Santo André, Marinês Santos de Oliveira destacou o fato de os usuários terem uma rotina diferente durante a Festa Julina.

“Saímos dos serviços, ocupamos outros espaços, vivenciamos o território, a comunidade, os espaços de existência destas pessoas. Resolvemos juntar todos os serviços este ano: usuários, familiares, profissionais, gestores e comunidade. Pode ser um simples encontro para alguns, mas para a maioria de nossos usuários é o momento de ampliação dos vínculos, fortalecimento das relações sociais e de novos repertórios subjetivos”, disse.

Durante a festa os usuários puderam manifestar alegria de diversas formas.

Izaura Xavier, 64 anos, por exemplo, dançava o tempo todo.

“Estou muito feliz, entrei dançando e estou com muitos amigos aqui. Nem sei dizer o que mais gostei até agora, está tudo perfeito e divertido. Amo todos os eventos promovidos pelo Caps”, constatou ela, em conclusão, usuária do serviço há 17 anos e referenciada na unidade da Praça Chile.

You may also read!

Nascimento de 86 filhotes de tartaruga-marinha mobiliza Instituto Argonauta na Praia do Paúba, em São Sebastião

Com acompanhamento da equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta, orientação técnica da Fundação Projeto TAMAR e apoio da SEMAM/Prefeitura Municipal de

Read More...

Atrações culturais e de lazer movimentam fim de semana em Ribeirão Pires

CarnaCultura no Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco é, em primeiro lugar, destaque da programação gratuita Ribeirão Pires terá, acima

Read More...

“Reajuste de 45% para Polícia Civil anunciado por Tarcísio é fake news”, denuncia Sindicato dos Delegados

Entidade desafia policiais a provarem, no holerite, aumento divulgado pelo Estado; percentual inflado se apropria, além disso, de reajuste

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu