Câncer de próstata é a segunda maior causa de mortes entre os homens

In Saúde On
- Updated
O urologista Karlo Danilson de Moraes Sousa, do Hospital Santa Casa de Mauá/Divulgação

O INCA – Instituto Nacional de Câncer prevê que a cada ano do triênio 2020/2022, 65.840 novos casos de câncer de próstata sejam diagnosticados no Brasil.

Além disso, cerca de 15 mil pacientes deve, vir a falecer.

O urologista Karlo Danilson de Moraes Sousa, do Hospital Santa Casa de Mauá, fala sobre o movimento Novembro Azul.

E alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce como forma de elevar as chances de cura.

Quando está no início, a doença não apresenta sintomas, o que torna a prevenção ainda mais importante.

“A confirmação é feita por uma biópsia, que normalmente é indicada após alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, sendo esses dois últimos, recomendados para os homens que já passaram dos 40 anos de idade e realizados de forma preventiva anualmente”, esclarece, em resumo, o médico.

O diagnóstico precoce torna possível o tratamento curativo da doença.

Em algumas situações, é possível o seguimento vigiado, conhecido como Active Suveillance, com diagnósticos cada vez mais no início.

Alguns fatores colaboram para o desenvolvimento do câncer de próstata como a idade, histórico familiar, sobrepeso, tabagismo e obesidade.

Portanto, adotar bons hábitos ajudam na prevenção.

Entre eles, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, com menos gordura, além de atividades físicas e redução no consumo de álcool.

Sintomas

Em estágios mais avançados, alguns sintomas que podem identificar a doença são dificuldade para urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Vale destacar, que esses sintomas também podem ocorrer devido a doenças benignas da próstata como hiperplasia benigna ou prostatite, inflamação geralmente causada por bactérias.

O tratamento dependerá do estágio da doença, sendo que tanto a cirurgia quanto a radioterapia são consideradas métodos curativos nos casos iniciais.

“Em casos avançados é preciso uma associação desses métodos e do tratamento hormonal, além de outros paliativos, pois as definições sobre como tratar a doença somente ocorrerá após análise dos riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente, conforme estadiamento da doença e condições clínicas”, explica o urologista Karlo Danilson de Moraes Sousa.

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu