Campanha “Um Dia no Parque” promove atividades gratuitas nas Unidades de Conservação de Santo André

In ABCD On
Fotos: Divulgação/Semasa

Ações oferecidas também ocorrem, em primeiro lugar, por todo o País neste domingo, 20 de julho

Neste domingo (20.07), quando se celebra o Dia do Amigo, brasileiros de todas as regiões são convidados a viver, por exemplo, um momento de conexão com a natureza na 8ª edição da campanha Um Dia no Parque, organizada pela Coalizão Pró-UCs.

Com o tema “Protegendo o que nos conecta”, o projeto mobiliza, acima de tudo, parques e outras Unidades de Conservação (UCs) de todo o País com uma ampla programação de atividades gratuitas, como trilhas, piqueniques, passeios ciclísticos, oficinas, exposições, palestras, além de ações especiais como a observação de aves e a observação de primatas.

Neste ano, a campanha também comemora os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), reforçando, em suma, o papel dessas unidades na conservação da biodiversidade, na mitigação das mudanças climáticas e no fortalecimento do vínculo das pessoas com o meio ambiente.

A expectativa, portanto, é mobilizar mais de 400 UCs e 120 mil visitantes em todo o Brasil, superando os números da edição anterior.

Para todas as idades

Santo André participa pelo 2º ano e apresenta programação voltada para todas as idades nas duas Unidades de Conservação sob gestão municipal, o Parque Natural do Pedroso e o Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba.

A organização das atividades andreenses fica a cargo da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

No Pedroso, das 9h às 16h, a criançada conta com brinquedos gigantes, apresentação musical e oficinas de carimbos naturais e cartão do amigo protetor. Todas as atrações são gratuitas. Já em Paranapiacaba, o Parque Nascentes oferece diversas trilhas que saem do Centro de Visitantes.

Ao contratar o serviço de um dos monitores ambientais (valores pagos à parte diretamente para os monitores), o público pode conhecer, da mesma forma, as trilhas do Mirante, da Pontinha, da Água Fria ou da Comunidade.

O agendamento prévio e contato com os monitores deve ser feito pelo site https://www3.santoandre.sp.gov.br/turismosantoandre/receptivos-turisticos/ .

Além disso, uma trilha especial leva o público a experimentar o pôr do sol dentro do Parque Nascentes de Paranapiacaba, com saída às 15h30 do Centro de Visitantes.

No mirante, é possível também avistar parte da Serra do Mar, da Baixada Santista, do complexo rodoviário Anchieta-Imigrantes e do polo industrial de Cubatão.

Como participar

Para participar, é obrigatório levar lanterna com bateria para – no mínimo – uma hora e meia de duração. Serão disponibilizadas 15 vagas gratuitas, com agendamento prévio pelo e-mail parquenascentes@gmail.com .

Quem não conseguir vaga gratuitamente, pode agendar participação na trilha diretamente com um monitor ambiental, ao custo entre R$ 60 e R$ 80.

As ações também aconteceram em outras Unidades de Conservação espalhadas por todos os Estados brasileiros, além do Distrito Federal, proporcionando diferentes oportunidades para o público se engajar nas atividades e no contato com a natureza.

As informações completas sobre dados, locais e formatos de participação podem ser acessadas, em conclusão, no site da campanha, na rede social, no app ou na plataforma eTrilhas, e na plataforma Oichuy.

Para Renata Mendes, diretora-executiva do Instituto Semeia — organização filantrópica, sem fins lucrativos, que trabalha para potencializar o desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e Unidades de Conservação brasileiras — “a campanha Um dia no Parque propõe estimular vivências ao ar livre que despertem a consciência das pessoas sobre o valor dos parques e a necessidade de conservá-los”.

Segundo Angela Kuczach, idealizadora do Um Dia no Parque e diretora executiva da Rede Pró-UC, “quem não encontrar uma UC ou atividade cadastrada por perto, pode se inspirar nas atividades oferecidas e fazer seu próprio Um Dia no Parque na Unidade de Conservação de sua preferência. Esta é uma oportunidade única para explorar as UCs de sua região”.

You may also read!

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André funcionará, portanto, das 20h às 12h entre 15 e 24 de

Read More...

Morre o massagista Miguel de Oliveira, personagem marcante da história do futebol

O massagista Miguel de Oliveira, de Santo André, personagem da história do futebol brasileiro, morreu neste domingo (14.12), aos

Read More...

Assedec entrega kits de Natal a 400 crianças de Mauá

Com a presença do Papai Noel, crianças receberam, acima de tudo, brinquedos, roupas, calçados e chocotones O sábado (13.12) foi

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu