Dados da Secretaria estadual de Segurança Pública mostram, em primeiro lugar, queda em agosto; administração reforçou atuação da GCM
Os esforços do governo do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, para reduzir a criminalidade no município vêm gerando, portanto, resultados.
Índices criminais do município registaram, acima de tudo, queda em agosto, em comparação com o mês anterior.
Os dados foram divulgados nesta semana pela SSP (Secretaria estadual de Segurança Pública).
A maior redução identificada foi no total de homicídios, que caíram 63,6% em São Bernardo. Em agosto, foram registradas quatro ocorrências desse tipo, contra 11 em julho. O número de roubos e furtos de veículos também caíram 6,3% e 2,7%, respectivamente. Os furtos em geral também diminuíram no último mês: 6,5%.
Outros crimes também registaram queda em agosto, como o total de ocorrências de lesão corporal dolosa (diminuição de 18,2%); e roubo de cargas (-52,1%). “As estatísticas oficiais revelam que São Bernardo tem avançado no enfrentamento ao crime. É preciso destacar que é papel do Estado, definido pela Constituição, garantir a segurança pública. Mas também entendemos a importância da atuação do município, através da GCM (Guarda Civil Municipal), contribuir com as polícias Militar e Civil no combate à bandidagem”, destacou o prefeito Orlando Morando.
Atuação
Desde 2017 a administração tem resgatado o protagonismo da GCM na redução da incidência de crimes e de outros conflitos.
Para isso, o atual governo, por exemplo, renovou a frota da corporação, adquiriu novo armamento e reajustou os salários dos guardas.
Essas ações se somam a políticas públicas permanentes de segurança, como o Programa Noite Tranquila, que vem combatendo festas clandestinas e a perturbação do sossego público.
Além disso, a integração da GCM com as polícias Civil e Militar também foi recuperada. Mensalmente, o prefeito se reúne pessoalmente com a cúpula das três forças de segurança para debater os índices criminais e traçar estratégias de segurança.
No início do mês, o prefeito formalizou, em conclusão, cessão de prédio público para instalação da nova sede do G.O.E (Grupo de Operações Especiais).