Cerimônia de lançamento do livro acontece em 8 de dezembro na Câmara Municipal de Ribeirão Pires
Com apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis), a cacica Jaqueline Haywã promoverá o lançamento do seu primeiro livro, intitulado “Reconstruindo a História”.
Será, portanto, na quinta-feira (08.12), a partir das 19 horas, na EMARP (Rua Yutaka Ishihara, 218 – Jardim Pastoril).
Conforme consta, por exemplo, no prefácio, escrito por Angelina Pataxó, o livro “tem como finalidade expressar sentimentos, emoções e pensamentos sobre os povos Pataxós que, apesar de constantes lutas, nunca desistiram de reencontrar seus parentes que se perderam ao longo dos tempos”.
“São poemas que representam uma pequena parte da minha família e experiências que tive em minha infância. Escrever é um ato de extrema importância porque me permite relembrar uma das fases mais lindas da minha vida, em companhia da minha avó e de toda a família dela”, comentou a cacica Jaqueline Haywã, membro do Compir.
Jaqueline Haywã
Ela é representante, acima de tudo, da Família Pataxó Hã Hã Hãe, em Ribeirão Pires desde a década de 1960.
Naquele tempo, Valerino Cardoso dos Santos, fugindo da fome e procurando melhores condições de vida após ser expulso de suas terras, deixou a cidade de Nova Canaã (BA).
Ele, em conclusão, escolheu a Estância como sua nova morada por mais de 30 anos.