Atuar com segurança é um dos valores da BRK, empresa responsável pelos serviços de esgoto de Mauá, que trabalha junto aos seus funcionários visando a preservação da vida em primeiro lugar.
Dentre as medidas preventivas adotadas estão treinamentos que são ministrados pelos técnicos de segurança do trabalho da companhia e por fornecedores contratados. Tanto na admissão como durante o ano, os funcionários são orientados sobre prevenção de incidentes e sobre o SWMS (sigla em inglês para Sistema de Gestão para o Trabalho Seguro). O método consiste em sempre verificar quais são as atividades de risco, o que elas podem ocasionar e quais medidas podem ser implementadas para controlar esses riscos e evitar que incidentes aconteçam. “O objetivo é avaliar as atividades e focar nos riscos de maior complexidade e que apresentam médio e alto potencial de dano para as nossas equipes”, esclarece Diego de Oliveira e Silva, gerente da área de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente da BRK.
No caso de leituristas, especificamente, a concessionária também orienta quanto às medidas para evitar incidentes envolvendo animais domésticos, como cães. Isso porque é uma situação que os funcionários responsáveis pelo serviço de leitura dos hidrômetros e entrega das faturas, se deparam no dia a dia.
“Os treinamentos para conscientizar nossos funcionários sobre o risco de um ataque e como se comportar diante do animal, fazem parte da nossa rotina anual, assim como buscar alternativas para aumentar a linha de defesa destes trabalhadores. Entendemos e respeitamos que o animal defenda seu território, mas não podemos renunciar à segurança de quem executa o trabalho diário”, explica o gerente. “Vale destacar que nossos leituristas utilizam todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para a função.”
Uma outra medida de proteção para esses funcionários é o uso do DAZER – equipamento que utiliza uma tecnologia ultrassônica para afastar cães com o uso de um som incômodo e só audível pelos animais, mas que não lhes causa danos. A tecnologia está em processo de implementação com final previsto para julho de 2023.
A concessionária também orienta que os tutores dos animais adotem como prática medidas que atenuam os riscos, como manter a vacinação do animal em dia, sinalizar a existência de animal feroz e mantê-lo preso durante o período de apuração do consumo. A data é sinalizada de forma antecipada no calendário do cliente, distribuído anualmente. O processo é rápido e o animal, em seguida, pode retomar sua rotina diária.
Além disso, outra medida que assegura a proteção dos leituristas é a instalação da caixa padrão, que anula a necessidade do funcionário da BRK entrar no imóvel para fazer a leitura do hidrômetro. Isso preserva sua integridade física e dispensa maior preocupação por parte dos proprietários. A caixa padrão ainda reduz as possibilidades de danos e furto do hidrômetro.