BRK realiza palestras de conscientização sobre o processo de tratamento de esgoto e o uso correto das redes

In ABCD On

Ação realizada para alunos do SESI – Mauá orientou a não descartar resíduos e nem interligar a água de chuva ao sistema de esgotamento sanitário

 

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, realizou nos dias 06 e 19 de outubro, uma série de palestras da ação “Lixo Zero na Rede” para os alunos do SESI – Serviço Social da Industria.

A atividade contou com a participação de alunos do ensino fundamental e professores da instituição e teve como foco o uso correto do sistema de esgoto, além de apresentar as etapas do moderno sistema de tratamento de esgoto da cidade.

É importante destacar que atualmente Mauá se destaca como uma das cidades que mais avançou nos últimos anos, com 87% de tratamento de esgoto, o melhor índice da Região Metropolitana de São Paulo. O percentual de 93% da coleta do efluente também é um índice expressivo na região.

O funcionário da equipe de operação de redes de esgoto da concessionária, Cleber de Oliveira Campos, explicou o funcionamento dos serviços de esgotamento sanitário e orientou sobre as consequências do descarte irregular de resíduos nas tubulações de esgoto.

“Mostramos que entre os principais problemas causados pelo descarte de lixo nas redes está o extravasamento de esgoto, tendo como possível consequência o retorno para dentro dos imóveis”, informa Cleber.

No município, a BRK mantém uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes. De janeiro a setembro deste ano já foram limpas preventivamente, 217 quilômetros de tubulações e, apesar do foco da empresa no trabalho preventivo, no mesmo período foram prestados mais de 1.000 atendimentos motivados por ocorrências de entupimentos de rede e ramais de esgoto; quase 112 casos por mês na cidade.

A gerente de sustentabilidade, Thaís Monteiro Cortina, lembra que um dos maiores desafios enfrentados pela empresa na rotina operacional é o descarte irregular de lixo nas redes e em ligações residenciais.

“No ano passado foram retiradas cerca de 110 toneladas de lixo das redes e tubulações do sistema de esgoto. Fio dental, papel, brinquedos, latinhas de bebidas, absorventes, peças plásticas e gordura proveniente do descarte do óleo de cozinha pelos ralos das pias estão entre os materiais mais encontrados”, destacou.

“Mostrar esses dados é muito importante, pois através deles conseguimos trabalhar a conscientização de crianças e adolescentes em idade escolar, público que tem grande potencial de multiplicação das informações sobre o tema”, complementou a gerente.

A ação “Lixo Zero na Rede” também traz orientações sobre a ligação correta das águas, esclarecendo a importância de não conectar as tubulações de águas pluviais (de chuva) às redes de esgoto.

A realização de palestras pode ocorrer para qualquer entidade e instituição de ensino da cidade que tiver interesse, basta solicitar o agendamento da ação pelo e-mail sustentabresp@brkambiental.com.br. Para outras informações e solicitação de serviços, a concessionária disponibiliza atendimento telefônico gratuito pelo 0800 771 0001.

You may also read!

Diadema intensifica ações para revitalizar espaços públicos e melhorar a segurança

Durante o fim de semana, o prefeito Taka Yamauchi realizou visitas técnicas ao Clube Mané Garrincha, à Praça Pôr

Read More...

São Caetano acelera pagamento de abono a servidores da Educação

O pacote de projetos de lei para aprimoramento da Educação de São Caetano do Sul enviado à Câmara busca,

Read More...

Sono Tranquilo autua 19 estabelecimentos por poluição sonora em Santo André

Ação do Semasa e GCM ocorreu neste sábado, resultando também em recolha de veículos Agentes do Semasa (Serviço Municipal de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu