BRK destaca a importância da destinação correta do óleo de cozinha, usado em prol da conservação do solo e operação do sistema de saneamento

In ABCD On
- Updated
Fachada da Estação de Tratamento de Esgoto em Mauá. Foto: Comunicação/BRK

No último dia 15 de abril foi comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo. A BRK, empresa responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, relembra a importância dos dados destacando que pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente para a preservação do solo, e o bom funcionamento dos sistemas de saneamento.
A descarte irregular de resíduos nas redes e em ligações residenciais é um dos maiores desafios enfrentados pela concessionária; e essa prática é a principal causa de obstruções e extravasamentos de esgoto. Um dos materiais mais descartados irregularmente nas pias das residências pelos moradores da cidade, é o óleo de cozinha, um grande vilão do sistema de saneamento e do meio ambiente.
Isso porque ao jogá-lo na pia da cozinha, depois que esfria, o óleo que era líquido vira um bloco sólido de se fixar nas tubulações. Com o passar do tempo, o acúmulo de gordura só cresce, o que vai reduzindo o espaço para a passagem do esgoto até provocar a completa obstrução do encanamento.
O óleo também pode se infiltrar no solo e alcançar os lençóis freáticos. Alguns estudos apontam que um litro de óleo de cozinha pode poluir um volume de um milhão de litros de água.
“Reciclar o óleo de cozinha é de extrema importância, já que a sua capacidade poluente é muito alta. Na cidade de Mauá, em parceria com as Secretarias de Educação e do Meio Ambiente e com a empresa Líríum Reciclagem Ambiental, realizamos o Projeto Olho Vivo ‘Água e óleo não se misturam’, que prevê a coleta e correta destinação do óleo de cozinha usada”, informa Thais Cortina, responsável pela área de Sustentabilidade da concessionária.
Por meio do projeto Olho Vivo é a possível aplicação de uma estratégia contínua de conservação ambiental, reduzindo o impacto gerado com o descarte inadequado do óleo de cozinha usado no solo, nos cursos d’água e na rede de esgoto.
“Atualmente contamos na cidade de Mauá com pontos de coleta instalados nas escolas municipais e conveniadas, e todo o resíduo arrecadado é encaminhado para empresas que fabricam biodiesel”, destaca Thais.
SERVIÇO: saiba como é armazenar simples o óleo usado:
1. Após o uso, espere o óleo esfriar;
2. Armazene o óleo em garrafas plásticas (ou PET), de preferência transparentes;
3. Use um funil na boca da garrafa para despejar o óleo (não é necessário peneirar);
4. Fechar bem a tampa para evitar vazamentos;
5. Guarde a garrafa com óleo em lugar protegido e arejado, longe do sol e do calor;
6. Entre em contato com o Planeta Azul e agende a coleta em sua casa.
15 de abril – Dia da Conservação do SoloO
Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituído pela Lei Federal nº 7.876, de 13/11/1989. A escolha dessa data foi em homenagem ao nascimento de Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidos. Esse dia propôs um reflexo sobre a conservação dos solos e a necessidade da utilização adequada desse recurso natural.



You may also read!

Videomonitoramento da GCM flagra pichação em passarela no Centro de São Bernardo e responsável é multada em mais de R$ 9 mil

Sistema identificou a pichação na Passarela Rubens Pasin, no Paço Municipal; ocorrência foi enquadrada como crime ambiental e registrada

Read More...

Nascimento de 86 filhotes de tartaruga-marinha mobiliza Instituto Argonauta na Praia do Paúba, em São Sebastião

Com acompanhamento da equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta, orientação técnica da Fundação Projeto TAMAR e apoio da SEMAM/Prefeitura Municipal de

Read More...

Atrações culturais e de lazer movimentam fim de semana em Ribeirão Pires

CarnaCultura no Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco é, em primeiro lugar, destaque da programação gratuita Ribeirão Pires terá, acima

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu