As Estações de Coleta de Santo André são fundamentais para estimular o descarte correto de resíduos recicláveis, entulho, eletroeletrônicos, dentre outros.
Mas, os ecopontos também se consolidaram como espaço para doação de brinquedos.
Com a grande quantidade de objetos levados pelos moradores, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou na sexta-feira (18.06) evento inédito.
Aconteceu, acima de tudo, no núcleo Eucaliptos, na Vila João Ramalho, para levar alegria e diversão às crianças.
Gincanas Ecológicas
Batizada de Gincanas Ecológicas, a ação distribuiu cerca de 150 brinquedos, dentre eles bonecas, carrinhos, jogos, ursinhos e até patinetes. “Como estamos no mês junino e a pandemia tem impedido de fazer festas tradicionais, nós pensamos em criar um evento, com segurança e cumprindo os protocolos de saúde, que proporcionasse brincadeiras juninas, conscientização ambiental e doação de brinquedos que chegam às Estações de Coleta”, explica o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa, Edi Ferreira.
A criançada pôde se divertir com brincadeiras de pescaria, tomba lata, roleta da sorte e caixa surpresa. Além de entreter, as atividades tinham como objetivo conscientizar os pequenos.
A pesca, por exemplo, era para retirar materiais que causam a poluição de córregos, rios e demais cursos d’água.
A moradora Gilmaelia Borges Fernandes, de 30 anos, não compra um brinquedo para a filha Yasmin, de sete anos, desde que ficou desempregada, em janeiro do ano passado.
A pequena sempre pediu uma geladeira para brincar ‘de cozinha’. Por sorte ou destino, ela conseguiu.
“Eu pensei que era só para as crianças brincarem, e não para também ganhar brinquedo. A minha filha vem me pedindo há bastante tempo materiais de cozinha e eu prometi que iria comprar assim que voltasse a trabalhar. Quando ela pegou a geladeirinha, fiquei emocionada”, comenta.
Com o sucesso do Gincanas Ecológicas, o Semasa já estuda a possibilidade de realizar novamente o evento, beneficiando outras comunidades carentes.
Os moradores de Santo André podem entregar brinquedos em todas as Estações de Coleta.
Os objetos, que passam pelo processo de lavagem e higienização, são encaminhados pelo Semasa para 18 instituições assistenciais e também para o Fundo Social de Solidariedade.
Só entre 14 de abril e 13 de maio, a população levou, em conclusão, cerca de 860 brinquedos aos ecopontos.