Iniciativas do programa Ser+ tiveram início em 2018 com a cooperativa e seguem com desdobramentos em 2025, reforçando o compromisso com a valorização dos catadores e catadoras
Em 11 de novembro de 2024, a Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico, promoveu, em primeiro lugar, capacitação de Saúde e Segurança do Trabalho e Saúde do Catador com os cooperados da Cooper Pires, em Ribeirão Pires.
A ação marcou, acima de tudo, um ponto de virada na parceria.
Trouxe, em suma, uma agenda estruturada de iniciativas para fortalecer a segurança, a saúde e a qualidade de vida dos catadores e catadoras.
Em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Pires, incluiu rodas de conversa sobre saúde mental, capacitação em segurança do trabalho, palestras sobre prevenção de doenças e práticas de ginástica laboral.
Também foi, além disso, um momento de participação com o poder público municipal.
Teve a participação, por exemplo, do prefeito, Guto Volpi, e do secretário de Meio Ambiente, Temístocles Cristofaro.
A partir dessa iniciativa, a parceria ganhou ainda mais força em 2025.
Foram novas entregas e melhorias estruturais que ampliaram o impacto positivo aos cooperados.
Entre as ações implementadas estão manutenção de equipamentos, adequações elétricas, instalação de venezianas e manutenção de calhas.
Além disso, melhorias no galpão da cooperativa e reforço do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
As medidas porporcionaram mais segurança, organização e eficiência para as operações da Cooper Pires.
Parceria importante
“É muito importante essa parceria com o Ser+. A consultoria e manutenção realizadas foram excelentes, trazendo melhorias significativas para nossa cooperativa. A implementação e reforço do uso de EPIs garantiram mais segurança e organização no dia a dia, além de melhorias estruturais que impactaram diretamente o nosso ambiente de trabalho”, destacou Michelly Freire da Silva, representante da Cooper Pires.
Desde 2018 a Braskem mantém parceria com a cooperativa por meio do Ser+, com investimentos que somam R$ 125.607,82 entre 2021 e 2025.
O programa segue ampliando seus resultados e reforçando a missão de valorizar o trabalho dos catadores, com foco em segurança, bem-estar e desenvolvimento sustentável.
“Nosso objetivo é promover ações que impactem positivamente o dia a dia dos cooperados. A capacitação de saúde e segurança do trabalho, iniciada em 2024, e os desdobramentos realizados em 2025 reforçam o cuidado com as pessoas e a valorização das cooperativas parceiras”, afirma Alexandra Calixto Gioso, gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.
Além da capacitação, a Braskem já apoiou a Cooper Pires em diferentes frentes, incluindo doação de equipamentos, manutenção de caminhão e adequações estruturais.
Todas as iniciativas reforçam o compromisso da companhia em fortalecer a cadeia de reciclagem e gerar impactos positivos para a comunidade local.
“Essa trajetória mostra que investir em conhecimento, saúde e bem-estar é fundamental para o fortalecimento das cooperativas. O apoio contínuo às operações amplia a segurança e a qualidade de vida dos cooperados e promove impactos sociais e ambientais que revertem em benefícios para toda a sociedade”, diz, em conclusão, Alexandra.
