Iniciativa une capacitação profissional, sustentabilidade e economia circular ao transformar uniformes desativados em oportunidades de renda
A Braskem promoveu nesta sexta-feira (31.10), em primeiro lugar, a formatura da 4ª edição do Curso de Costura Criativa.
A iniciativa vem transformando, acima de tudo, a realidade de moradores de Mauá e do ABCD ao unir capacitação gratuita, sustentabilidade e geração de renda.
O projeto é, além disso, resultado da parceria entre a Braskem, o Senai Santo André e a Prefeitura de Mauá.
Sempre com foco no reaproveitamento de uniformes desativados da companhia para a criação de novos produtos.
São eles mochilas, ecobags e nécessaires, um exemplo prático de economia circular aplicada ao desenvolvimento social.
Profissionalização ampliada
Com aulas 100% presenciais e certificação do Senai, o curso teve 160 horas de duração e ofereceu acesso a máquinas industriais, ampliando o potencial de profissionalização das alunas. Nesta edição, 28 moradoras da região participaram das atividades realizadas no Ecosol, em Mauá, e concluíram o ciclo com aprendizados que vão além da costura: empreendedorismo, economia circular e valorização do trabalho manual.
Durante a cerimônia de formatura, realizada na unidade da Braskem no Polo do ABC, estiveram presentes representantes do Senai e da Braskem, além das alunas.
“Essa iniciativa é um exemplo de como é possível transformar o que poderia se tornar resíduo em oportunidades. Cada peça costurada representa não apenas o reaproveitamento de materiais, mas também a construção de novas histórias e possibilidades de renda para a comunidade”, destaca Thais Romar Minelli Rodrigues, Coordenadora de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.
A edição deste ano também trouxe duas aulas especiais com o Senai, abordando temas como formalização do negócio e gestão empreendedora, reforçando o caráter prático e de longo prazo do projeto. O acompanhamento dos participantes segue após o término do curso, com monitoramento do crescimento individual e incentivo à formalização de novos empreendimentos.
“O Costura Criativa é um projeto que inspira. Ao longo das edições, vimos ex-alunas criarem seus próprios ateliês, ampliarem renda e se tornarem referência em suas comunidades. Esse é o impacto que queremos gerar”, reforça Thais.
Com quatro edições concluídas desde 2023, o Costura Criativa já beneficiou, por exemplo, mais de 104 pessoas.
Cnsolidando-se, em conclusão, como ação de impacto social e ambiental que conecta educação profissional, economia circular e empreendedorismo local.
