Tramita na Câmara Municipal de São Caetano do Sul projeto de lei do vereador Ubiratan Figueiredo da ONG (PSD), o Bira, que institui o “Julho Dourado”.
Trata-se de referência à reflexão e promoção de eventos sobre a saúde dos animais e a importância da prevenção de doenças graves e fatais, como raiva, parvovirose, cinomose, entre outras.
O objetivo é promover ações que tragam qualidade de vida aos animais, informando os tutores sobre a importância de medidas preventivas, como a imunização adequada e em dia.
O projeto também incentiva campanhas de adoção de animais frequentes e a melhoria dos indicadores relativos à saúde dos animais.
Segundo o parlamentar, “mesmo os animais que possuem tutor e um lar, precisam de cuidados para ter qualidade de vida e bem-estar garantidos. Isso inclui as cinco liberdades: ser livres de fome e sede, livres de dor e doenças, livres de desconforto, de medo e estresse e liberdade para expressar seu comportamento natural. Por isso, antes de levar um animalzinho para casa é muito importante refletir se será possível dar todas as condições necessárias para que o animal tenha uma vida confortável”.
O projeto encontra-se nas comissões da casa legislativa e deve seguir para votação em plenário, portanto, nos próximos meses.
Com a medida aprovada, São Caetano do Sul ganhará, em conclusão, mais um dispositivo legal de reforço na prevenção e conscientização de proteção aos animais.