Com patrocínio da Braskem, iniciativa levou, em primeiro lugar, arte, criatividade e educação sensível a escolas públicas e organizações sociais
Em 30 de outubro, o Projeto Baú das Artes concluiu, portanto, suas atividades no ABCD com uma vivência especial que reuniu 22 participantes representando as cinco escolas envolvidas.
O encontro, no auditório da Secretaria de Educação de Mauá, marcou, acima de tudo, o encerramento de um ciclo de formação que uniu educadores, gestores e representantes da comunidade escolar em torno da arte, da criatividade e da aprendizagem afetiva.
Patrocinado pela Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e idealizado pela Evoluir Educação, o Baú das Artes chegou ao ABCD, além disso, com o propósito de transformar salas de aula e espaços educativos em ambientes vivos, interativos e inspiradores.
Ao longo dos últimos meses, o projeto promoveu formações presenciais.
Entregou um acervo pedagógico completo, com livros, jogos, fantasias, instrumentos musicais e materiais de arte.
Estimulando, assim práticas pedagógicas mais colaborativas e conectadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Em Mauá, o projeto beneficiou cinco instituições públicas de ensino,
São elas a EE Manoel Cação, EE Ulisses Victor Gervasio, EE Sada Umeizawa, EM Cora Coralina e EM Carolina Moreira da Silva.
Além disso, envolveu 42 educadores e mais de 2,4 mil estudantes, entre beneficiados diretos e indiretos.
Foram entregues 1.750 livros, incluindo 1.500 títulos da Editora Evoluir, e realizadas quatro formações, duas presenciais e duas virtuais, entre julho e outubro.
Valorização do educador
“O Baú das Artes é uma experiência que valoriza o educador e reacende o encantamento pela escola como espaço de transformação. Concluir mais este ciclo no ABCD, uma região estratégica para a Braskem, é motivo de orgulho, pois reforça nosso compromisso com a educação e com o desenvolvimento humano nos territórios onde atuamos”, destaca Thais Romar Mineli Rodrigues, coordenadora de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.
Durante o evento de encerramento, os participantes compartilharam aprendizados.
Da mesma forma, apresentaram resultados das vivências realizadas nas escolas.
Reforçando o impacto positivo do projeto no cotidiano escolar, esse momento simboliza também a continuidade de uma rede de educadores que seguem multiplicando os valores de uma educação criativa e cidadã.
O patrocínio ao Baú das Artes integra a estratégia de responsabilidade social da Braskem.
Ela é voltada à ampliação do acesso à educação de qualidade e ao fortalecimento das comunidades.
Tudo por meio de parcerias com instituições locais, lideranças e gestores públicos.
