O Programa atende 15 mil pessoas na cidade e ajuda, acima de tudo, a mitigar a fome de famílias em situação de vulnerabilidade social
Criado há 20 anos, para evitar o desperdício e de combater a fome no município, o Programa Banco de Alimentos de Diadema distribuiu, em 2023, em primeiro lugar, cerca de 246 toneladas de comida para pessoas em situação de pobreza.
O Programa organizado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (SESA) atende, por exemplo, cerca de 15 mil moradores.
Todos recebem os alimentos, em suma, por meio de 51 entidades parceiras que auxiliam o Programa na distribuição das doações.
Do total das entidades ou Organizações Sociais Civis (OSC), como também são conhecidas, 24 são ligadas a associações.
Elas atuam junto às famílias nas comunidades.
As outras 27 são OSCs que produzem refeições para pessoas assistidas por elas.
Em sua maioria, as organizações são, portanto, creches, casas de idosos e abrigos que recebem pessoas em situação de rua ou de pobreza.
“Para conseguir os alimentos a Prefeitura conta com doações vindas de empresas alimentícias, redes de supermercados, doações de munícipes, sindicatos, órgãos públicos e de grupo de cooperativas da agricultura familiar”, declara, em resumo, o secretário da SESA, Gel Antônio.
Importância da participação
O secretário ressalta a importância da participação dos diversos setores da sociedade civil.
Ele cita a última ação da campanha permanente Sua Fome Me Incomoda, o “Natal Solidário”, que trouxe mais comestíveis ao estoque do Banco de Alimentos em dezembro.
“Do total de alimentos coletados em 2023, 56,5 toneladas vieram do “Natal Solidário”, sendo que boa parte da arrecadação foi proveniente do setor empresarial e que muito contribuiu para que pessoas necessitadas tivessem mais alimentos na mesa no final do ano”, conta Gel.
Também foi em 2023 que o Banco de Alimento de Diadema completou duas décadas de funcionamento.
Implantando no ano de 2003, nos últimos 20 anos o Programa distribuiu mais de 8 mil toneladas de comida.
Em outubro de 2023, ainda, a Prefeitura lançou o selo “Empresa Amiga do Banco de Alimentos” e dez companhias receberam a certificação pela colaboração com o Programa Municipal.
O Banco passou por reforma em 2022 e com a revitalização ganhou área de expedição, para recebimentos e distribuição dos alimentos, melhorias e pintura nova no prédio e aquisição de novos equipamentos.
Por meio do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND) o Banco realiza várias oficinas com os assistidos.
Sempre visando à conscientização sobre a alimentação saudável.
Entre elas: Aproveitamento Integral dos Alimentos, Leitura de Rótulos e Higiene e Manipulação de Alimentos.
Doações
Todos podem fazer doações ao Banco de Alimentos de Diadema, principalmente, de produtos não perecíveis e que fazem parte da cesta básica.
Para saber mais sobre como contribuir basta ligar para o telefone (11) 4057-8008, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
O Banco de Alimentos de Diadema está localizado na Rua Marechal Floriano, 289, Centro, Diadema.