Auricchio lança ProNutri, o maior programa de Educação Nutricional da história de São Caetano

In ABCD, Educação On
- Updated

Nesta quarta-feira (16.08), o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, lançou mais um programa voltado à qualidade do ensino municipal: o ProNutri. O evento foi realizado no São Caetano Esporte Clube, no Bairro Fundação, e reuniu cerca de mil pessoas, entre autoridades, servidores públicos, alunos e pais ou responsáveis.

Maior programa de Educação Nutricional já implantado na cidade, o ProNutri consiste em uma série de ações de incentivo à alimentação saudável, envolvendo todas as escolas, comunidade escolar (diretores, professores, funcionários, alunos e pais ou responsáveis) e a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), instituição parceira do projeto.

“O ProNutri é um programa que trará um enorme impacto à comunidade escolar e à cidade como um todo, pelo alcance que tem no âmbito da Educação e da Saúde. Quando me formei em Medicina, há cerca de 36 anos, nossa maior preocupação era a desnutrição. Hoje, o Brasil ainda sofre com insegurança alimentar, mas também precisa encarar as doenças decorrentes da obesidade. Cerca de 30% da população têm algum grau de sobrepeso”, disse Auricchio.

O chefe do Executivo apresentou brevemente os componentes do programa, como a realização de oficinas de culinária, sob orientação do Curso de Nutrição da USCS; a distribuição do cardápio digital, por meio do Whatsapp São Caetano (11 98853-2348), e a implantação de hortas escolares. O cuidado diário das hortas contará com a parceria da Seais (Secretaria de Assistência e Inclusão Social), por meio do projeto de promoção social Mães Acolhedoras, que selecionou mães de alunos em situação de vulnerabilidade social para realizarem essa atividade, recebendo o auxílio de um salário-mínimo.

“É com muita alegria que lançamos mais esse programa. O ProNutri, idealizado pelo prefeito Auricchio e realizado por muitas pessoas, baseia-se no conceito de educação integral desenvolvido em nossa cidade”, destacou a secretária de Educação, Minéa Fratelli.

“O programa trará maior qualidade de vida a toda a comunidade escolar e às mais de 400 Mães Acolhedoras. Que essa seja a primeira de muitas outras parcerias”, celebrou o secretário da Seais, Thiago Mata.

Para oficializar o lançamento, Auricchio fez a entrega simbólica dos kits pedagógicos do ProNutri a diretoras, alunos e mães de três escolas: EMEI Castorina Faria Lima, localizada no Bairro Santa Maria; EMEF Laura Lopes, do Bairro Prosperidade e EMI Maria Panarielo Leandrini, do Bairro Nova Gerty, que representaram a rede municipal de ensino.

*APROVAÇÃO*
Mães e pais presentes ao lançamento apoiaram com entusiasmo a iniciativa. Joselaine Moreira da Silva, mãe das gêmeas Valentina e Eloísa, de 4 anos, elogiou: “é muito importante a escola incentivar as crianças a comer de forma saudável. Minhas filhas estudam em período integral na EMEI João Barile (Bairro Fundação) e foi lá que elas aprenderam a gostar de legumes e frutas.”

O Anthony, de 4 anos, aluno da EMEI Castorina Faria Lima, no Bairro Santa Maria, ainda resiste às hortaliças. Mas a mãe, Aline Bacelar, acredita que as medidas que serão implementadas pelo programa, incluindo a criação de horta, vão incentivar o pequeno a colocar mais verde no prato: “É uma forma de ensinar às crianças a comer melhor”.



Fotos: Eric Romero / PMSCS

You may also read!

Prefeito Ricardo Nunes apresenta projetos de São Paulo à Agência de Cooperação Internacional do Japão para firmar parcerias

Em seu último compromisso na viagem oficial ao Japão, nesta quarta-feira (30), o prefeito Ricardo Nunes apresentou à vice-presidente

Read More...

Ana Julia Amaral, de São Caetano, é ouro no Troféu Maria Lenk de Natação e garante vaga no Mundial Juvenil da Romênia

Nadadora de São Caetano, Ana Julia Aguiar Amaral foi campeã brasileira no Troféu Maria Lenk, nos 200m borboleta, na

Read More...

Operação especial é montada para Corrida 1º de Maio Run em São Bernardo

Evento esportivo ocorre nesta quinta-feira, reunindo 2.500 participantes, com bloqueios estratégicos, trânsito compartilhado e grande esquema de segurança e

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu