Joaquim Alessi
“Venha à noite para a Festa Italiana, mas venha pelo novo Viaduto Independência, para ver sua iluminação”, convidou o prefeito José Auricchio Júnior.
Mesmo sob um frio de 10º na manhã deste sábado, o chefe do Executivo fez questão de inaugurar mais uma importante obra.
“O 1º viaduto estaiado da região”, frisou, lembrando que outros serão entregues ainda nas demais cidades, mas esse é o primeiro.
E o investimento de quase R$ 54 milhões (metade do Estado, por ação do deputado estadual Thiago Auricchio) é justificado pela complexidade dos trabalhos.
Mais do que isso, a obra é o emblema daquilo que se cobra sempre das autoridades e raras vezes é visto em prática: a prevenção.
“A estrutura estava comprometida,e corríamos o risco de ter uma tragédia aqui, como já vimos em vários outros lugares”, explicou Auricchio.
Professores Pardais
Auricchio fez questão de responder àqueles a quem chamou de “Professores Pardais”, em referência à personagem dos quadrinhos.
Trata-se de um garnisé antropomorfo criado em 1952 por Carl Barks para a Walt Disney.
Desastrado, o Professor Pardal tem invenções que quase nunca funcionam e acabam provocando reações irritadas.
“Falam muita bobagem, que foi só um asfalto caro, que os suportes dos estaios formavam a letra “a”, quando lembram mais um “x”, afirmou, além disso.
Há 50 anos formado em Engenharia – o mesmo meio século desde a inauguração do viaduto, em 1973 – o secretário de Obras e Habitação, Iliomar Darronqui, relatou um pouco das ações.
“Foi necessário, acima de tudo, muita conversa e negociação com muitas empresas envolvidas”, revelou.
Houve, segundo Iliomar, até a imposição da CPTM para que os trabalhos fossem realizados apenas quatro horas por dia, à noite.
Afinal de contas, a circulação dos trens, que passam sob o viaduto, não podia parar.
Sem contar, além disso, os cuidados com os dutos subterrâneos da Petrobras, o pátio de manobras da GM, os canos de água… Enfim, muitos complicadores.
O Viaduto Independência foi construído em 1973 como transposição à via férrea Santos-Jundiaí. Atualmente recebe, em média, cerca de 16 mil veículos por dia.