Atendimentos do CPETR e da Sala do Empreendedor retomam patamar anterior à pandemia

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Fotos: Helber Aggio/PMSA

Recuperação econômica de Santo André é sentida nos serviços prestados, que atualmente são realizados mediante agendamento

O número de atendimentos e serviços prestados pelo Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR) e da Sala do Empreendedor, ambos da Prefeitura de Santo André, cresceu em 2021.

Já está no mesmo patamar dos números apresentados antes da Covid-19, o que indica uma retomada econômica significativa.

Em 2020, com o auge da pandemia, houve grande alteração sobretudo na demanda das ofertas de emprego anunciadas pelo CPETR.

Além disso, também no número de abertura de pequenas e médias empresas, serviço oferecido pela Sala do Empreendedor.

Contudo, após a retomada econômica de 2021, os números atuais são próximos aos registrados em 2019, ano em que foi batido o recorde de atendimentos.

Relatório

Isso é o que aponta o Relatório de Gestão da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, acessado no link https://bit.ly/RelatorioGestaoSDGE2022-01.

O CPETR teve uma variação significativa na comparação entre os anos de 2019, 2020 e 2021.

Após redução de 42,93% no número de vagas abertas entre 2019 e 2020, o Centro Público apresentou aumento de 54,61%, saltando de 888 a 1.373 vagas.

O número de encaminhados para vagas teve redução de 74,28% entre 2019 e 2020.

Entre 2020 e 2021 foi registrado aumento de 497%, passando de 1.167 encaminhados para 6.970.

Já a Sala do Empreendedor, de 2019 para 2020, teve uma queda de 39,15% no número de atendimentos gerais, enquanto os atendimentos às empresas formalizadas tiveram redução de 35,15%.

Mas, de 2020 a 2021, os atendimentos gerais tiveram uma alta de 42,11%, enquanto os atendimentos às empresas formalizadas cresceram 31,23%.

Segundo o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a retomada dos números favoráveis é fruto do trabalho feito pela gestão.

“O aumento no número de atendimentos dos dois serviços atesta uma política de desenvolvimento econômico implementada em Santo André que tem surtido muitos resultados. Basicamente é pautada nos três pilares, que são a melhora no ambiente de negócios, na competitividade das empresas e o incentivo à uma cultura de fomento, empreendedorismo e qualificação da mão de obra”, disse o secretário.

O atendimento do CPETR e da Sala do Empreendedor é feito mediante agendamento.

Ambos atendem, em conclusão, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, com agendamento pelo site https://www.santoandre.sp.gov.br/PortalServico/Seguranca/frmLogin.aspx.

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