Aroaldo Silva reeleito presidente da Agência de Desenvolvimento Grande ABC

In ABCD On
- Updated

Direção também apontou caminhos para o futuro da entidade regional

O Conselho Diretor da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC se reuniu, nesta quarta-feira (18.01), para um debate sobre as ações do biênio 2022-2024 e para definir o novo comando da entidade.

Os associados definiram que Aroaldo Oliveira da Silva, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, segue presidente para o biênio 2024-202.

Como vice-presidente, foi escolhido Paulo Cesar Ferrari, o PC, representando a Associação Comercial e Industrial de Santo André (ACISA).

Ao Conselho, o presidente Aroaldo Silva detalhou as principais ações da entidade, passando pelo setor público, privado, universidades, entre atores e atrizes do desenvolvimento regional.

“Com a iniciativa privada a Agência retoma a relação, principalmente no debate sobre a Indústria. Organizamos um Fórum da Indústria e estamos modelando o que será o Pacto pelo setor na região”, comentou Silva. 

O presidente também comentou sobre a retomada da política dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) na entidade, o debate sobre inovação junto aos parques tecnológicos e Institutos de Ciência e Tecnologia, fortalecendo o ecossistema regional. 
A Agenda 2030 também foi pauta na entidade, conectando iniciativa privada e setor público no diálogo sobre as diversas transições que afetam o território e as pessoas. 

Para Aroaldo, os dois últimos anos foram de retomada. “A gestão, nesses dois anos, foi de retomada. A Agência passou por dificuldades, com um desmonte político-financeiro, e nesses dois últimos anos conseguimos retomar o protagonismo dessa importante entidade, com o retorno de associados, das conexões e ações para o desenvolvimento regional”, detalha Silva, que é também é secretário-executivo do Consórcio ABC.

Para o próximo período, o foco é nas entregas e realizações. O objetivo do Conselho é que a Agência esteja conectada com as políticas dos governos federal e estadual, preparando a região para o novo momento da economia, da ciência e tecnologia, e das novas transformações e transições. 

Além disso, o objetivo é que a entidade regional esteja conectada aos novos tempos. Para isso, a mudança do estatuto será um passo importante, conforme definido pelo Conselho. Experiência exitosa de governança pública, com a participação de diversos segmentos, a Agência pode ter seu estatuto ampliado para receber novos setores.  “Precisamos adequar a Agência para esse novo momento. Diversos segmentos, como o da inovação, tecnologia, economia criativa, ainda não podem se associar, e precisamos dessas conexões para avançarmos”, detalhou Aroaldo. 

Além do presidente e vice, a direção da entidade regional também foi empossada, com a participação das Prefeituras da região, universidades, sindicatos e demais membros do setor privado.  

You may also read!

Vigilância de Zoonoses de Diadema orienta sobre cuidados com caramujos africanos

Coleta e manuseio corretos são, em primeiro lugar, essenciais para evitar a proliferação do molusco A Unidade de Vigilância de

Read More...

GCM de Diadema prende foragido da justiça durante investigação de crime ambiental

Caso ocorreu no bairro Eldorado, onde os agentes constataram diversas irregularidades ambientais, como desmatamento e depósito irregular de resíduos A

Read More...

Auxiliar de limpeza participa de exposição Mentorias com fotos artísticas do Paço de Santo André

Mostra chega à última semana no Salão de Exposições Um olhar capaz de transformar em arte ângulos de um Paço

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu