Aroaldo Silva reeleito presidente da Agência de Desenvolvimento Grande ABC

In ABCD On
- Updated

Direção também apontou caminhos para o futuro da entidade regional

O Conselho Diretor da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC se reuniu, nesta quarta-feira (18.01), para um debate sobre as ações do biênio 2022-2024 e para definir o novo comando da entidade.

Os associados definiram que Aroaldo Oliveira da Silva, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, segue presidente para o biênio 2024-202.

Como vice-presidente, foi escolhido Paulo Cesar Ferrari, o PC, representando a Associação Comercial e Industrial de Santo André (ACISA).

Ao Conselho, o presidente Aroaldo Silva detalhou as principais ações da entidade, passando pelo setor público, privado, universidades, entre atores e atrizes do desenvolvimento regional.

“Com a iniciativa privada a Agência retoma a relação, principalmente no debate sobre a Indústria. Organizamos um Fórum da Indústria e estamos modelando o que será o Pacto pelo setor na região”, comentou Silva. 

O presidente também comentou sobre a retomada da política dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) na entidade, o debate sobre inovação junto aos parques tecnológicos e Institutos de Ciência e Tecnologia, fortalecendo o ecossistema regional. 
A Agenda 2030 também foi pauta na entidade, conectando iniciativa privada e setor público no diálogo sobre as diversas transições que afetam o território e as pessoas. 

Para Aroaldo, os dois últimos anos foram de retomada. “A gestão, nesses dois anos, foi de retomada. A Agência passou por dificuldades, com um desmonte político-financeiro, e nesses dois últimos anos conseguimos retomar o protagonismo dessa importante entidade, com o retorno de associados, das conexões e ações para o desenvolvimento regional”, detalha Silva, que é também é secretário-executivo do Consórcio ABC.

Para o próximo período, o foco é nas entregas e realizações. O objetivo do Conselho é que a Agência esteja conectada com as políticas dos governos federal e estadual, preparando a região para o novo momento da economia, da ciência e tecnologia, e das novas transformações e transições. 

Além disso, o objetivo é que a entidade regional esteja conectada aos novos tempos. Para isso, a mudança do estatuto será um passo importante, conforme definido pelo Conselho. Experiência exitosa de governança pública, com a participação de diversos segmentos, a Agência pode ter seu estatuto ampliado para receber novos setores.  “Precisamos adequar a Agência para esse novo momento. Diversos segmentos, como o da inovação, tecnologia, economia criativa, ainda não podem se associar, e precisamos dessas conexões para avançarmos”, detalhou Aroaldo. 

Além do presidente e vice, a direção da entidade regional também foi empossada, com a participação das Prefeituras da região, universidades, sindicatos e demais membros do setor privado.  

You may also read!

Ribeirão Pires promove final de semana com ampla programação cultural e esportiva

Final de semana reúne ações que valorizam tradições, estimulam a prática esportiva e promovem bem-estar na Estância A Prefeitura de

Read More...

Prefeito Taka estabelece metas para os próximos 130 dias do governo

O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, se reuniu na manhã de quinta-feira (29.05) com os secretários municipais, adjuntos e

Read More...

São Caetano registra queda expressiva de 72% em roubos de veículos em abril

Dados divulgados nesta sexta-feira (30.05) pela Secretaria de Segurança Pública confirmam a continuidade de redução nos índices de criminalidade

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu