Apenas nos primeiros 6 meses de 2023, mais de 94 mil vagas foram geradas na cidade, ultrapassando o total anual dos últimos sete anos
O índice de geração de vagas (admissões) em Diadema vinha em queda acentuada desde 2011.
Mas, a partir de 2021, o nível de emprego foi se recuperando ano após ano e não para de crescer.
Apenas nos últimos 6 meses de 2023, mais de 94 mil vagas foram geradas no município, mais do que foi gerado em todo o ano de 2022 – na verdade, mais do que vinha sendo gerado anualmente nos últimos sete anos.
A expectativa, além disso, é de uma geração de empregos recorde este ano.
Dados do Caged de junho indicam um saldo positivo de 419 novos empregos, com 3.415 admissões e 2.996 desligamentos.
Nas admissões, a grande maioria das vagas foram ocupadas por mulheres com ensino médio completo e 36,5% delas foram na produção de Bens e Serviços Industriais.
Foi o sexto mês consecutivo de crescimento (leia mais em https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-tem-o-maior-destaque-no-caged-entre-as-7-cidades-do-abcdmrr/), colocando Diadema como a cidade com maior geração mensal de empregos dentre todas as 7 cidades do ABCD, seguida de Ribeirão Pires (+322), Mauá (+93), Rio Grande da Serra (+36) e São Bernardo do Campo (+4).
São Caetano (-824) e Santo André (-179) registraram recuo.
A Indústria é o setor que mais emprega em Diadema, com 39.315 empregos (42%), quase metade do total.
Na quantidade de novos empreendimentos na cidade, de janeiro a junho de 2023, foram 1.485 novas empresas do setor de Serviços, 783 no Comércio e 248 novas Indústrias.
Estabeleceram-se no município 79 novas empresas de Construção Civil, o que mostra a aposta no crescimento e na verticalização da cidade.
Estímulo a quem trabalha
Todo este crescimento é diretamente estimulado pela Prefeitura de Diadema, principalmente por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET).
O Emprega Diadema, centro público municipal de emprego e renda, intermediou 400 empregos ao longo deste ano.
Além disso, o Banco do Povo, no mesmo período, já concedeu R$ 118,4 mil em microcrédito.
Também nos primeiros seis meses de 2023, com base na lei 522/2022, a Nova Lei de Incentivos Fiscais aprovada pelo Governo Filippi, foram beneficiadas 172 empresas, que receberam mais de 67 milhões em renúncia fiscal por meio de Certificados Incentivo ao Desenvolvimento (CID – lei mais em: https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-entrega-r-39-milhoes-em-incentivos-fiscais-a-industrias-da-cidade/).
Esses certificados compensam até 50% dos investimentos que as empresas fazem tanto em ampliação de sua planta produtiva quanto para a aquisição de novos equipamentos e tecnologias e beneficia tanto empreendimentos que estão chegando na cidade quanto aqueles que estão aqui há anos e continuam expandindo.
“Estamos todos no mesmo território, e somos responsáveis por este ambiente,” afirma, por exemplo, vice-prefeita Patty Ferreira, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
“Essa é a nossa intenção: Estimular investimentos para gerar mais oportunidades à população”, diz Patty, em conclusão.
Mais dados sobre o crescimento de Diadema podem ser conferidos, da mesma forma, no boletim Panorama Mensal de Desenvolvimento (https://portal.diadema.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/Panorama-Mensal-junho-2023.pdf), nova publicação da SEDET que apresenta, com credibilidade, um resumo dos dados acima.
Também é possível conferir este e outros boletins econômicos mais completos, acima de tudo, neste link: https://portal.diadema.sp.gov.br/boletins-economicos/.